sábado, 2 de junho de 2007

Perdão?????






"Chegará um dia em que muitas pessoas farão questão
de olhar nos teus olhos e te pedirão perdão
por tudo aquilo que pensaram e disseram ao seu reispeito,
e você apenas lhes dirá:
-Não sou eu que tenho que perdoar e sim você que
tem que reconhecer que todo ser humano tem o direito de cair e se erguer novamente""
Marisa Cunha- Prima e amiga

Ela me escreveu esse texto ha alguns anos,
alguns não muitos anos, guardei e sempre o
leio, mas hoje me veio a pergunta:
- O que é perdão? É uma palavra tão simples mais tão relativa.
A começar para que serve o perdão?
pra que ele é importante?
Acho Perdão e Felicidade uma grande utopia.
Fui fazendo uma relações meio doidas.
Pedi ajuda ao grande amigo AURELIO:
PERDÃO: conceder, ato de perdoar>>>desculpar(pena, culpa, divida, etc....)
DESCULPAR: eliminar ou atenuar a culpa, absolver(de falta cometida)
FELICIDADE: qualidade ou estado de feliz,
bom exito, sucesso>>>>que goza de satisfação,
sorte, ventura, afortunado; que teve ou
tem bom resultado; bem sucedido,
favorecido pela sorte.
ARREPENDER-SE: sentir magoa ou pesar
por falta ou erro cometido;
mudar de procedimento, de parecer.
Liberar: permitir; tornar livre ou quite de obrigações;
isentar , desobrigar;livrar-se; desobrigar-se.

Vamos comparar perdoar com liberar, o que se tem?
A grande maioria libera não perdoa, é mais fácil,
geralmente não existe o arrependimento,
e perdoar existe um esforço maior tanto de
quem perdoa como de quem é perdoado,
ai VC me pergunta: O que a felicidade tem
haver com tudo isso?
Se convivemos com pessoas que não precisamos
perdoar, nem liberar, se todos a nossa volta se
arrependem do que fazem e o mais importante
nós nos arrependemos, acho que dá pra ser feliz.
Não tem coisa mais chata do que ficar "me perdoa pra lá"
"me perdoa pra cá" promessas vem promessas vão
e arrependimento que é bom, hasta la vista baby!!!
Já perdoei pessoas que nunca me pediram perdão,
já liberei outras pra evitar transtornos maiores,
já deixei de perdoar mesmo implorando por perdão
e posso dizer, fui muito mais feliz quando o pedido
de perdão veio em silencio e o perdão também.


Eu.

0 comentários: