segunda-feira, 11 de junho de 2007

A Inveja

O pior dos pecados.

Dizem que todos nós sentimos inveja, que existe a inveja boa, que faz com que desejemos ser melhores e a ruim que faz com que se deseje destruir alguém.

Talvez até sinta inveja, mas se sentir deve ser da boa. Não consigo aceitar que uma pessoa se sinta tão mal com o bem estar e sucesso alheio que esqueça de ver e sentir a própria derrota, que alguém esteja tão preocupado com o caminho ao topo que outro escolheu que esqueça de escolher os próprios caminhos.

Eu só consigo sentir alegria com o sucesso dos meus amigos,
só sei ficar feliz com a felicidade dos que me rodeiam.

Só sei incentiva-los a busca por seus sonhos,
ajuda-los a atravessar as mazelas da vida,
mesmo sabendo que ali na frente soltarão a minha mão,
esquecerão e seguirão seus caminhos,
mas mesmo assim estarei feliz.

"Prefiro ser a luz do caminho do que a pedra"

Pedra é um pedaço de qualquer substancia solida e dura,
a palavra serve para dar sentindo figurado a pessoa pouco inteligente,
geralmente é chutada, pisada e quase sempre machuca e derruba,
para ser alicerce tem que ser lapidada ou dividida em pedaços menores.

Já a Luz é a claridade emitida pelos corpos celestes
e refletida pelos que não tem luz própria,
significa inteligência, saber
também pode ser a radiação eletromagnetica capaz
de provocar sensação visual num observador comum.

o que você quer ser a Pedra ou a Luz?

Eu precisava escrever hoje sobre o assunto,
estava sufocado!!!!!!
Eu e Ela.........
neste assunto somos unânimes.

3 comentários:

Beth disse...

Ahhhhhhhh
nunca consegui ver a inveja como algo de bom, de útil, saudável em nos propulcionar para um futuro melhor. Olhos de inveja são olhos invejosos, haverá sempre um Q de sugaçao de energia.

Acho que nesse texto em especial eu usaria a palavra covardia em não tentar. Acho que a covardia em tentativas e a inveja são primas. Nào ouso em fazê-lo mas pq fulano ousa, consegue, é feliz e eu não ? Acho que no fundo o grande questionamento é esse: a felicidade de outrem ... mas tolos os que acham que a felicidade está nos grandes gestos, atitudes magnaminas ... ela está numa simples folha que cai da arvore no outono. Aquela folha caindo é capaz de preparar a natureza para a chegada da primavera.

Belissimo texto ...rico de emoçoes pessoais e intimas.

ahhhhhh meu "lápis topeira" com conexão discada vai me levar à insolvência. Mas deu para postar algo aqui e nas malhadas.

bjs e boa semana ... com boas percepçoes.

Sarah Rubia Nunes disse...

Não podemos lutar com a coragem dos outros, temos que ter nossos proprios objetivos, como ter forças pra lutar quando a luta é pela felicidade que outros conseguiram?
Realmente uma coisa leva a outra mas acho que a inveja é quem conduz esse mixto de sentimentos, que vem também acompanhado pelo egoismo e a ira.
Também acho que não exista tal sentimento para uma boa causa, senão não seria tido como um dos pecados capitais.
Eu tenho descoberto muitas coisas sobre mim mesmo desde que a SP apareceu na minha vida, uma delas é que sempre valorizei pequenas coisas, sempre encontrei felicidade nos detalhes do caminho e ai algumas pessoas a minha volta começaram a me achar pequena por ser feliz assim almejando coisas grandes mas encontrando felicidade nos pequenos detalhes desta busca, acabei cedendo e mudando, e aqui estou, no caminho de volta a mim mesmo. Tentando unir as Duas de mim.

Unknown disse...

APENAS UM CISCO NO OLHO!!!
E derepente aquela dor intoleravel no olho esquerdo, este lacrimejando, e o mundo se tornando turvo. E torto: pois fechando um olho, o outro automaticamente se entrefecha. Puts! Sera um grao de areia? Ai, ai...nao! Era um cilio.
Lembrei das quatros ultimas vezes que tive de ir ao oftalmologista de plantao! Dr. Porque sempre do lado esquerdo? é simples coincidencia? Ele respondeu que nao. Que por mais normal que seja uma vista, um dos olhos vê mais que o outro e por isso é mais sensivel. Chamo-o de olho DIRETOR. e este por ser mais sensivel, prende o corpo estranho, nao o expulsa. Quer dizer que o melhor olho é aquele que é em um só tempo mais poderoso e fragil, atrai problemas que, longe de serem imaginarios, nao poderiam ser mais reais que a dor insuportavel de um cisco ferindo e arranhando uma das partes mais delicadas do corpo. Fiquei pensativa.
Sera que é só com os olhos que isso acontece? Sera que a pessoa que mais vê, portanto a mais potente, é a que mais sente e sofre? É a que mais se estraçalha com doresa tao reais quanto um cisco no olho. Fiquei pensativa.
Assim, retribuo com muito respeito o carinho dedicado as PEDRAS. Eu nunca desisti por encontra-las em meu caminho, juntei-as e construi um castelo. Nao posso jamais admitir a inveja como "boa" ou "ruim". Deve haver alguma palavra que remedia a INVEJA. Nao quero criar uma falsa verdade. Nao, nao é tao obvio como parece, nao é um truismo: sei que estou dizendo uma coisa e que apenas nao sei dizê-la de modo certo, alias o que me irrita é que tudo tem de ser do modo certo, imposiçao muito limitadora nao?
O cisco no olho doeu... Inveja de um olho?
PEDRAS...como amo minhas pedras...Elas me alicerçam em cada morada. Nao as acho tao maus...Nao as chutam porque tambem podem me machucar...
A LUZ...O frio existe certo? O zero absoluto é a ausencia total e absoluta do calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir.
MAS O FRIO NAO EXISTE!! Nós criamos essa definiçao para descrever como nos sentimos se nao temos calor.
EXISTE ESCURIDÃO?
Tambem nao existe!!
A escuridao é a ausencia de LUZ...
Todos temos luz...
INTELIGENCIA...Voce falou bastante nela...E depois que descobri em mim como é que se pensa, fazendo comigo mesmo negociatas, nunca mais pude acreditar no pensamento dos outros.