sábado, 22 de setembro de 2007

????????????????


Estou me recuperando, um pouco de enjoo por conta dos remédios mas bem.

Houve um reencontro, comigo mesmo.

Aquela menina, sonhadora, que queria mudar o mundo, que queria a paz sempre a seu redor.

As vezes nos sentimos mal, com um incomodo em relação a algo que não conseguimos identificar, mas seguimos mesmo sem paz.

"Voce deve ser santa" me disse alguém enquanto esperava atendimento medico, que por sinal estava demorando por demais, e era por convenio particular, imagino que as pessoas acreditem que o problema na saude se resolva tendo um convenio.

Algumas pessoas estavam quase lixando os atendentes, esbravejavam, eu lá, quieta esperando.... e com muita dor, só quem ja teve uma crise renal sabe como é, diria que é um parto sem anestesia.

-"Você não vai reclamar nada?"
-"Não. Vou ficar nervosa, vou sentir mais dor e não vai resolver o problema"
-"Você deve ser uma santa, não é possivel alguém não se revoltar com essa situação."

Revoltada eu estava. Com raiva, eu também estava, mas naquele momento em que todos estavam com seus nervos exaltados, de nada adiantaria, eu seria apenas mais uma a gritar.

Ninguém ia mudar a rotina errada do hospital em 15 min , os medicos não apareceriam num toque de magica, e pior ninguém estava ouvindo ninguém, não no sentido das palavras essas entravam pelos ouvidos, mas no sentido do discernimento.

Esperei por mais uns minutos, todos se acalmaram e tudo voltou a exatamente com estava antes.

Agora alguém vai me ouvir, já havia identificado a diretora do hospital e a procurei com toda a calma que ainda me restava, expliquei-lhe meu estado de saúde e ha quanto tempo esperava e que não aguentava mais sentir dor, lhe sugeri que um medico apenas me desse um analgésico para que conseguisse esperar atendimento, como a maneira com que falamos e o tom de voz que usamos muda tudo, ela me explicou o que estava acontecendo na emergencia, havia um paciente em estado critico, parada cardio-respiratoria e que as pessoas que estavam lá estavam muito assustadas e que não queria tumultuar mais do que já estava, e que se eu não me importasse ela me levaria até lá para ser atendida.

Confesso que é horrivel ver uma luta entre a vida e morte, tinham varios pacientes agrupados na saida segurando seu soro, uns tremiam como vara verde em ventania, outros torciam e rezavam, eu só queria parar de sentir dor.

Enquanto era examinada, a dor ja não era tão grande, meus pensamentos foram ter com aquela alma que teimava em não voltar ao corpo fisico, eu queria saber o porque, de repente eu vi o egoismo dominando todos que estavam na minha linha de visão, um homem que não queria a morte tão proximo dele, outro que se negava a acreditar que ela vem pra todos, uma mulher provavelmente da familia que não queria ficar sozinha e um homem que a amparava, este estava puro, ele queria o melhor, era o unico que pensava apenas em alguém que lutava entre a vida e a morte, por um momento tive vontade de pedir que todos parassem de pensar em si mesmo, mas eu seria imcompreendida, aquela alma precisava da mesma paz que tinha do outro lado para voltar.

Hora do obito, 20:47.

Não consegui saber os motivos que levaram aquele obito, nem quem era, sexo, idade, nada.......

Mas sei que em 10 min aprendi muito sobre a vida e sobre amor.

O mundo esta sendo regido pelo egoismo, onde todas as nossas ideias levam a nós mesmo.

Fazemos de tudo para que o mundo gire entorno de nossas necessidades e satisfações, queremos muda-lo não para que torne melhor, mas para que não precisemos mudar a nós.

São pessoas tentando mudar pessoas.

É tão bom aceitar o outro exatamente como ele é, aceitar as decisões, não rotular como felizes ou infelizes. Acho que a maioria esqueceu que existe o livre arbitrio.

É a diferença de ideias e decisões que torna a vida interessante, e as pessoas vão continuar se achando infelizes enquanto se agarrarem a outras e condiciona-las a sua felicidade.

Eu não posso viver sozinha, eu preciso de amizade, de varios tipos de amor, de reconhecimento, de realização, mas eu não posso querer nunca que outra pessoa mude para que isso seja possivel, nem que ela tome decisões que eu gostaria que tomasse, nem com meus filhos eu posso fazer isso, é minha obrigações fazer deles adultos emocionalmente capazes e saudaveis, mas se as decisões e satisfações deles forem de encontro as minhas, nada poderei fazer a não ser aceitar. Quer coisa mais egoista do que MÃE? a maioria cria e educa os filhos para si.

"Mãe acho que vou casar"
"Mas com essa mulherzinha? não gosto dela filho."

Perái, quem vai casar? Quem tem que gostar da mulher?

"Mãe, ganhei uma bolsa pra fazer um curso no exterior."
"Esquece, eu vou morrer de preocupação, não tem coração, não pensa em mim?"

E por ai vai o egoismo...........

A mulher que cuida do marido, não para que ele viva muito, mas para que nunca falte nada a ela.

O marido que cuida da esposa por que com certeza ela tem mais chances de cuidar dele na velhice do que a mãe.

Não que isso seja uma regra, alguns o fazem por amor, por entrega, pelo simples fato de desejar imensamente que a outa pessoa esteja sempre ao seu lado, por que é grande a felicidade que sente quando a outra pessoa está por perto.

A vida é feita de ciclos, e cada um tem o seu, somos egoistas quando queremos a qualquer custo, trazer o ciclo de outra pessoa para o nosso e muda-lo.
Seriamos mais felizes se entendessemos que pessoas vem e vão o tempo todo em nossas vidas e que o mais importante disso é o sentimento que deixam ou levam.

A vida é boa demais para perdemos tempo tentando nos impor a outro, tentando impedir outro de seguir seu caminho, tentando que outro nos faça todo felicidade.

Aquele homem livre de egoismo lá naquela sala de emergencia, entendeu o final de um ciclo, lamentou algo muito bom e seguiu.

É acho que sou santa...............

2 comentários:

Anônimo disse...

A morte nivela a todos... você pode ter opunlento como rei, dominado como um conquistador, devasso como todos os pecadores, puro como um santo, mas, morre como igual a todos os outros: humano!

Quando fui levar Pedro Henrique ao hospital, e que ele tinha recebido 3 ferroadas de marimbondos, e estando nós na fila, e a morte sendo uma realidade para nós, um senhor que estava a nossa frente, gemendo de dor, disse-nos:

- Vai na frente, esse menino, me ensinou a suportar a dor... ele tá bem pior do que eu, no entato, ele tá esperando assim como eu... então eu posso passar minha vez pra ele...

Anônimo disse...

MULHER
PARECE ATÉ QUE VOCÊ ESTÁ DESCREVENDO UM HOSPITAL PÚBLICO. A SAÚDE PÚBLICA POU PRIVADA NO BRASIL É PURA DEPRESSÃO, DESGASTE EMOCIONAL.
OLHA, AINDA BEM QUE VOCÊ ENCONTROU A DIRETORA DO HOSPITAL. COISA DIFICIL DE ACONTECER.

BEIJÃO E PELO TEMPO ACREDITO QUE ESTEJAS MELHOR.

PEDRO