terça-feira, 31 de julho de 2007

Amor por Eu e Ela




Muito se tem falado de amor , de ser amado ou de "ter" um amor.
No ultimo final de semana passeei por vários blogs onde o assunto era o mesmo "AMOR", pensei em comentar mas resolvi escrever por aqui.

Eu e Ela têm uma opinião que vai de encontro com esse paradigma. Amor segundo a determinação humana é quase uma escravidão.

Já no Aurélio tem o seguinte significado "1- Sentimento que predispõe a alguém desejar o bem de outrem. 2 Sentimento de dedicação absoluta de um ser a outro." Nós não nos rendemos a tal sentimento, é muito bom quando é reciproco, mas tem data de validade. Em algum momento você começa a sair do próprio eixo.

Imagine que nós temos o poder de mudar o eixo de rotação da terra, e no inverno chegássemos mais perto do sol para não sentirmos frio, no verão mais perto da Lua para te-la maior iluminando nossas noites quentes, agora imagine que você é a terra e o ser amado o sol ou a lua. Quem sofreria os efeitos de ter saído dos eixos?

Acho que não fui muito expressiva nem muito lógica para a maioria, mas acho que o amor é muito mais física que química.
Uma vez nos disseram que somos pragmáticas demais, hoje resolvi dar um Google e ver tudo que envolve tal adjetivo. Encontrei o amor "PRAGMA", vem do grego.

"Tipo de amor, o PRAGMA: por ser prático, racional, quem ama assim, geralmente faz uma análise mais ou menos fria do parceiro e só então decide se o elege. Esses sofrem menos. Numa traição, por exemplo, dói-lhe mais a dignidade ofendida, o não reconhecimento de si mesmo por parte do outro, que na alma."
Texto:
http://www.clevanepessoa.net

Dentre varias definições essa mais me chamou a atenção. Perfeita.

Não somos de amores e lutas, somos de amores e momentos e realmente bem pragmática. Somos do tipo " amor e dor só em rima". Amor só deve ser vivido enquanto é bom e traz felicidade, quando começa a exigir sacrifícios então perdemos o foco em nós mesmo e começamos a deixar de nos amar, lógico que existem batalhas de ordem adversas que se tem que estar disposto a encarar, mas nunca de ordem sentimental..

Já que falamos de gregos vamos a mitologia, "Eros e Psiquê".

"Eros casou-se com Psiquê, com a condição de que ela nunca pudesse ver o seu rosto, isso significaria perdê-lo. Mas Psiquê, induzida por suas invejosas irmãs, observa o rosto de Eros à noite sob a luz de uma vela. Encantada com tamanha beleza do deus, se distrai e deixa cair uma gota de cera sobre o peito de seu amado, que acorda. Irritado com a traição de Psiquê, Eros a abandona. Esta, ficando perturbada, passa a vagar pelo mundo até se entregar à morte. Eros, que também sofria pela separação, implora para que Zeus tenha compaixão deles. Zeus o atende e Eros resgata sua amada e passam a viver no Olimpo."
Fonte:
http://pt.wikipedia.org

Quem traiu quem? Será que Eros poderia ter exigido de Psiquê ama-lo sem ver o seu rosto? Será que Psiquê tinha o direito de ver o rosto de Eros na calada da noite?
Ambos erraram. Erraram por não amar o outro como ele queria ser amado. Eros nunca pensou na necessidade de Psiquê ver seu rosto e esta não viu que assim Eros queria ser amado.

"Psiquê ficou perturbada.", quem não ficaria? Amar um homem a qual não podia ver o rosto, e quando vê, se encanta mais ainda, porém o perde. É de pirar mesmo!

As vezes não percebemos que apesar de ter um grande amor não amamos o outro da maneira que ele quer ser amado, isso traz sofrimento a ambos.

Eu posso querer alguém que me ame a ponto de não ver meus defeitos e esse alguém me amar a ponto de querer me ajudar a concerta-los, eis um grande engano.

Eu convivo bem com meus defeitos , sei da necessidade de muda-los mas é uma particularidade minha, não foi requisitado uma ajuda a tal ser amado.

A maioria de nós quer alguém para nos trazer felicidade. Que responsabilidade tem o outro, além de cuidar de si tem que nos amar e nos deixar felizes e satisfeitos, quanta loucura!!!!

Nós, no lugar de Psiquê jamais teríamos casado com Eros, aí você pensa: "Elas jamais amaram ou foram amadas, por isso pensam assim." Engano seu. Não nos apetece um amor com interrogações ou negações, amor é para ser vivido com toda sua intensidade, se alguma coisa nos faz parar muito para pensar, é hora de reavaliar essa vivência. Já amamos e fomos muito amadas, foi muito bom enquanto durou. Sofremos? um pouco, quando usamos a lógica para resolver tal assunto a dor é menor, bem menor. Não ficamos pensando no que perdiámos, mas no que viveríamos dali pra frente.
NÃO PODEMOS FAZER DE UMA RELAÇÃO NOSSO IDEAL E NEM OBJETIVO DE VIDA. NEM QUE O OUTRO O FAÇA!

Se tiver uma que agrade, ótimo! Mas se não, paciência!

Felix est non aliis qui videtur, sed sibi. (Feliz é quem feliz se julga.)

Temos sempre que perguntar:
  • "Somos capaz de ama-lo como ele quer ser amado?"
  • "Ele é capaz de me amar como queremos ser amadas?"

Não sei se conseguimos expressar nossos pensamentos com gostariámos, sei que há excessões para esse amor pragma, onde quem amamos nos faz esquecer de todas as lógicas, mais tarde claro, isso vai pesar na continuidade desse amor e é quando está na hora de inadiavelmente sermos pragmáticos.


Existem também aqueles amores que chamamos de alma gemea. Esse é bom, esse nós queremos, não há necessidade de palavras, o amor existe, dois se completam e se respeitam e pronto.

Vamos continuar o assunto outro dia falando de paixão, fidelidade e monogamia.
Eu e Ela........

4 comentários:

Anônimo disse...

Sem Cera: Desde que leio o Eu e Ela, este foi seu melhor texto. Talvez seja porque o seu Eu, prevaleceu sobre o Ela.

Quando o Eu domina, ele sabe o que faz...

Nada de loucura como você me fez pensar... lá nos comentários... sugiro você escreve mais por seu Eu, do que pelo Ela, ou ao contrário, deixe o Ela escrever no lugar do seu EU...

Ah! Seja quem foi que escreveu, ou Eu ou Ela, foi o melhor!

http://adaobraga.wordpress.com

Logan Araujo disse...

O texto tá ótimo, mas eu pessoalmente tenho uma visão diferente do amor, talvez mais romântica, amar não é fácil, requer empenho, prepação, estrutura e ai entenda-se em aspectos amplos psicologicos, financeiros pois as contas vencem, emocional e a maturidade que só vem com o tempo, tudo bem pode parecer coisas demais mas a gente dá conta sim, o que mais atrapalha na minha opinião são os medos e os fantasmas com os quais fomos educados, e ai entram em ação os nossos sabotadores quando algo sai errado se diz logo eu sabia que isso não ia dar certo tava bom demais pra ser verdade.
Os gregos tinham outras 3 palavras para o amor "Philias", "Eros" e "Agape".
Philias - para o amor por filiação entre pais e filho, avós, etc.
Eros - para o amor românticos, e ao contrário do uso mais comum não se referia apenas no sentido sexual.
Agape - um amor baseado em pricipios e crença pessoais, é o amor que sentimos pela pessoas de maneira mais autruista, com desprendimento.

Falar de Eros e Psiquê pra mim é algo maravilhoso é a mais linda estorias de amor na mitologia mas se eu começar a escrever sobre eles esse comentário vai virar um tratado.

Anônimo disse...

Oi Sarah. Obrigada por tuas visitas ao blog...bom te ver por lá.

Bem, realmente muito tem se falado de amor e confesso que isso enche o saco de vez em quando. Amor, amar, desamores, encontros, reencontros não deveriam ser divagados como vêm sendo, mas praticados. Penso que mais do que o amor carnal, o amor no sentido da palavra vem das atitudes dos casais, ou dos amantes em si, ou daqueles que amam, ou daqueles que são amados.

Mais do que isso e o que completa isso tudo na verdade é o amor-proprio. Ninguém ama ninguém que se desvaloriza, ou se que infla demais, ou que arrasta um relacionamento quando se sabe que já foi findado. Ama-se quem tem vida, quem tem brilho, quem tem amor para dar sem pedir amor, ama-se simplesmente porque está diante do seu amor...no final o amor chega sem ser clamado, ou cobrado.

Lindo falar de amor. Lindo escrever sobre o amor. Lindo mais ainda é falar sobre as idas e vinda do amor, pois é um exercicio de si mesmo. Mas muito mais bonito é amar e ser amado. E responder a famigerada pergunta: você é feliz ao lado do seu amor?

Estou com o Wolve...amor para mim é muito mais do que um pensar sobre o amor. Todos erramos, acertamos e muitas vezes não estamos preparados nem para receber amor, nem para dar, nem para lutar, nem para ver que o amor acabou, ou que nunca houve amor. É mais fácil fantasiar sobre o amor, o amar, o ser amado.

Eros e Psique realmente é uma linda historia da mitologia, assim como tantas outras. Mas cada um faz a sua estória. Ninguém vive de histórias, ou de citações, ou de referências.

Bem, o comentário está por demais longo. Só passei para deixar um oiiiiiiiiiiiiiii e um muito obrigada por aderir a campanha de adoção.

bjs e boa semana

PS: Estou cuidando mais do blog de voo ... o curso tá começando a ficar pesado e hoje já tirei os pés do chão 2 vezes. Treinos diários até a próxima frente fria. Estou cansadérrima. Bjssss

Debora Rocco disse...

Fica por demais difìcil comentar o assunto, pois que è muito amplo e cada um tem a sua pròpria concepção sobre o ele, e muito particular por sinal.
Mas sobre o que você escreveu, acho muito bom o resgate deste ensinamento tão antigo e tão atual, que nos faz pensar e meditar sobre as nossas relações.
O que eu aprendi, è que os problemas relacionados são dois: desenvolver espectativas, que se não se cumprem geram frustrações e todo o sèquito de problemas adjacentes e perifèricos, e tentar se "adonar" do outro, da sua vida do seu tempo.
Li em algum lugar que "Amar, è dar espaço para o Ser Amado Seja".
Acho que eu procuro usar esta "màxima" nas minhas relações, em todas, e desta forma tenho evitado as espectativas e as frustrações.
Obrigada pela visita.