segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Pequim, o retrato do Brasil!!!!


"Foi muito mais difícil do que eu esperava. Havia muita humidade, agua e calor. Tudo acabou ficando mais complicado. Pra mim, foi um momento sonhado, porque estive ao lado das grandes campeãs em um evento inigualável-afirmou Tânia Regina a uma agência de noticias.
Confira o restante das justificativas aqui GLOBOONLINE.

Assisti a algumas competições dos jogos olímpicos, mas sempre com a sensação de que os atletas estavam se poupando, pareciam ainda estar em treinamento.

Quando assisti o voley de praia e vi a Ana Paula bem superior a Larissa, me assustei, na estreia o jogo já estava perdido apesar da vitória. Procurando saber sobre um motivo para o comportamento da Larissa encontrei essa matéria, Para quem não sabe a Ana Paula conquistou bronze em Atlanta pelo voley de quadra, tem um espírito de equipe fenomenal, talvez por isso a escolha na substituição da Juliana, com menos de 24 após a longa viagem, pouco mais de 5 horas de sono, sem contar a maneira que saiu de casa, quem é mãe sabe como corta o coração quebrar uma promessa a um filho, mesmo assim, jogou com garra, ela queria o ouro, mas equipe é equipe, não se ganha um jogo sozinha, se fosse possível, ela o teria feito com certeza.

Quanto ao meninos do Voley, não basta dizer que os EUA foram superior e mereceram o ouro, a pergunta é, o que aconteceu com essa equipe que continua a mesma mas parece um grupo de amadores? Todos nós sabemos que os atacantes devem ser poupados das primeiras jogadas, e nós temos o melhor do mundo, que foi apagado durante o jogo porque todos queriam encarar o paredão americano, Giba seu silencio é perfeito, pra que entrevistas com justificativas sem fundamentos, não basta dizer que os EUA foram superior, o Brasil que foi ruim, não fez tudo que sabia e podia.

As meninas do Futebol, essas foram perfeitas, vestiram a camisa, mas infelizmente no esporte as vezes a sorte conta, e não foi o nosso dia de sorte.

A Jade? Cade os pais dessa menina que não vêem com ela é tratada pelo treinador, vamos ser duros, mais aquilo é falta de respeito mesmo, atleta ferido psicologicamente, é atleta derrotado!!!!!

Durante a madrugada de domingo, muito se falou em falta de investimento do governo em esporte olímpico, todos os comentaristas eram unânimes em dizer, ou o governo investe ou vai piorar.
Eis que ao abrir o Jornal O Globo na mesma manhã, lá está, somando os investimentos e dividindo por medalhas, cada uma custou 53,27 milhões, isso mesmo, milhões!!!!
Já se fala em CPI, o legislativo desse país está parecendo a recepção de uma pizzaria.
Mas se formos parar para analisar, esses atletas são o retrato de um pais derrotado por si mesmo, o povo carrega esse mesmo sentimento, dar o melhor de mim por essa nação porque? me desgastar pra que? Vamos marcar presença e fazer qualquer coisa, so pra parecer que fizemos. Vai ser assim nas eleições. É fato. O povo vota por votar!!!!

Lembro de quando se renovou o espírito olímpico do Brasil, vivíamos um momento de renovação e esperança politica, tivemos o fora Collor, lutavamos por um país melhor, valia a pena, dava até orgulho de ser brasileiro, todos nós vestimos a camisa verde e amarelo.

Hoje, perto das eleições municipais, quantos cidadãos brasileiros vestem a camisa verde e amarelo? Quantos de nós vai lutar pelo ouro? Não pelo ouro no bolso dos outros como fizeram nossos atletas, mas por um ouro de merecimento, por continuar a carregar o orgulho de ser brasileiro.

Pequim, foi o retrato de uma nação onde a maioria dos que acabam de nascer já estão derrotados, pela desigualdade, preconceito e alienação politica e social, e outra parte assiste a tudo isso sem vontade de lutar pra mudar alguma coisa.
Eu não quero fazer parte dessa foto!!!!

Brasileiro tem mania de querer resolver o problema dos outros, todos falam das guerras, da fome, lá da outro lado do mundo, não que isso não mereça atenção, mas de que adianta, se não conseguimos resolver o problema da guerra urbana que se instalou aqui, se não resolvemos a fome que ronda alguém ali na esquina, ahhhh, tem quem pense nisso!!! Não é assim que agimos???
Falamos da corrupção em Brasília, da impunidade que dominou o país, ops... quem votou??? Ainda somos um País democrático!!! Sem esquecer que a corrupção começou de baixo e pra acabar tem começar de baixo também. Vote consciente, se não encontrar um candidato que mereça seu voto, não vote, é um direito seu!!!!!!
Mas por favor, não entregue o ouro!!!!!
Outra só daqui a 4 anos.

E um viva as aparências canarinhas, é só o que temos, aparência de um povo que luta!!!!

8 comentários:

Anônimo disse...

O bom de nascer brasileiro é que existem váios brasis.Não é bom generalizar ao dizer que brasileiro é um vencido e que sente-se inferior.Nem acho que atleta de olimpíada tem que carregar a pátria no sangue.Cada um dá o quê pode.Muitos países desenvolvidos preocupam-se em fazer do esporte um estilo de vida.A corrupção neste país é filha bastarda da concentração de renda e poder em uma região.Por isso, não largam o osso.

Sarah Rubia Nunes disse...

Estar vencido não significa se sentir inferior, e sim não querer ser superior, são coisas diferentes.

Se o atleta não vai lutar pela melhor colocação olimpica de seu país, então pra que ele vai a uma olimpiada????
Cada atleta olimpico custa dinheiro da União, ela não valoriza isso, o povo não se dá conta disso, e vamos simbora...

Se o Brasil tivesse como tradição o esporte na escola publica, com certeza teria menos adolescentes na rua fazem merda.

Ricardo Rayol disse...

o dinheiro gasto será objeto de análise, mas fico pasmo como encontrei gente que não gosta de esportes credo

Sarah Rubia Nunes disse...

fazer o que Rayol????
Um dia ainda vou ouvir, porque existe olimpiada???
É DURO, MAS É O FUTURO!!!!

Anônimo disse...

Em nosso valor se encerra
Toda a esperança
Que um povo alcança.

Quando altiva for a Terra
Rebrilha a glória,
Fulge a vitória.

Hino do Exercito.

Anônimo disse...

nao vi como jade é tratada pelo treinador, mas sempre achei que a confederação de ginastica nao faz bem a elas, analisa bem e me dará uma dose de razão.

Eu fiquei muito triste com a queda do diego e com a derrota das mulheres do futebol, foi como uma derrota da vontade de força.
mas...fazer o que?
ano passado tivemos pan e daí??
o que mudou? nada querida.
não mudou nada.

Sarah Rubia Nunes disse...

Nós, cariocas estamos pagando caro a conta do PAN, a epidemia de Dengue entrou nessa.

É diso que falo Iarinha, a mudança tem que vir de baixo, na nossa postura como cidadão!!!

Aprendi que atleta olimpico tem o valor civil de um soldado, mas quem valoriza esse soldado?

Beth disse...

Sarah...valeu pela visita ao She´s...vim retribuir e verificar seu texto.

Bem,você fez uma analise comparativa em relação ao nosso contexto politico com as Olimpiadas. Interessante sua visão, pois politica é isso, um ente que afeta todos os setores de nossa sociedade. Não sei se será fácil de achar, possivelmente em sebos, mas tente ler Politica de João Ubaldo Ribeiro. É um livro onde ele de forma simples e coloquial explica a politica na vida, no nosso dia-a-dia até mesmo lavando louça da pia. É interessante e poucos, infelizmente, sabem a importancia de politica como diferencial.

Pois bem...infelizmente não temos a politica, não faz parte da nossa cultura o investimento no esporte como um todo, como formação de uma sociedade. Diferentemente de outros povos. Lembre que os EUA, nos filmes antigos, sempre mostra jovens nadando, praticando atletismo, basquete. Pais nas arquibancadas, torcida organizada, todo um colégio ou universidade presentes. A luta do aluno em fazer parte de uma equipe e ganhar bolsas de estudos. É parte da cultura americana investir no esporte com um todo. E sabemos disso, atualmente, observando um High School Music que reflete o poder do esporte, dança e musica nos jovens americanos.

Pq nossos nadadores vão para os EUA treinarem. É o fator estudos x bolsa x esporte.

Por aqui acordamos tarde para isso e motivados tão somente pela inclusão social. Pq o futebol é tão apaixonante e enraizado no povo? Pq é um esporte de massa. A paixão pelo automobilismo e pelo volei deve-se a equipes e pilotos que brilharam e contagiaram num todo, mas o futebol ainda impera. Teremos um "Galvão" muito mais choroso ao perder uma copa do que uma Olimpiada.

Se faz necessário investimentos? Não sei...realmente não sei. Investir mais de 200 milhoes quando necessitamos dos serviços sociais básicos? Quando nossas crianças são aprovadas automaticamente nas escolas públicas? Que entram na faculdade sem o minimo de leitura em suas vidas? Quando nossos policiais ganham um pouco mais de mil reais? Não sei...

Se querem medalhas, então invistam em campeões, tirem deles mais de 5 horas de dedicação diária, dêem condições de acompanhamento psicológico, paguem boas bolsas de estudos, deem condições de suas familias subsistirem enquanto seus filhos treinam. Mas estamos ainda no inicio, apenas a pouco tempo descobrimos o quanto um esporte pode transformar a vida de um jovem...mas ainda estamos no inicio. Se tiver boa vontade, planejamento o Governo e a Iniciativa Privada podem e muito contribuir para que daqui a alguma gerações possamos formar campeões preparados e equilibrados pra qualquer campeonato.

Tivemos sorte no PAN, mas lembra o quanto eles ficaram tensos com a presença da torcida? Então...deve haver sim, um preparo psicologico também. Nossos somos um povo emotivo, faz parte do nosso DNA. Trabalhar emoçoes é necessário. Nos preparar para a não soberba da vitória e nem para o desanimo da derrota.

Bom texto moça !!!!
Valeu pela visita !!!!!

PS: e-mail ??? Não recebi nada.