quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Não vai adiantar ensaiar.





Pra mim não existe essa de amigo antigo, amigo novo, não importa o tempo em que passamos juntos, o que pesa é a qualidade desse tempo.

Há algum tempo uma amiga vem tentando o suicídio constantemente, quando recebi a primeira noticia, achei se tratar de problemas conjugais, lá na adolescência ela tinha reações estranhas ao fim dos relacionamentos, mas não importam os motivos, o que deveria ter tido um peso foi a desistência da vida, hoje quase seis meses depois vejo o quanto fui relapsa, ela destrui o próprio rosto.

Tem alguns dias que ensaio visita-la, sinceramente, não sei o que dizer, como reagir, como controlar minhas reaçoes naturais de emoção.

Lidar com alguém com esse nível de depressão é muito serio, todo cuidado é pouco, a sensação que tenho é que quando alguém está assim, tudo a sua volta desaba, não em tristeza, agonia, em desgraça mesmo. Como diz a Fabi, Problema é solidário, nunca anda sozinho.

Minha mãe tem me dito todos os dias que fatalidade é fatalidade, tenho que aprender a separar as coisas, as vezes as pessoas estão no lugar errado na hora errada, as vezes no lugar certo na hora errada e assim caminha a humanidade.

Quando perdemos alguém querido, geralmente procuramos alguém a quem culpar, as vezes essa culpa é inexistente, mas logo entramos no mundo do se, se ele não estivesse com velocidade....
Pior do que isso, é quando a própria pessoa se questiona quanto a isso.

Meu ensaio vai alem de uma visita a uma amiga num momento de séria fragilidade emocional, é ensaiar olhar pra alguém e sentir, foi uma fatalidade. O marido dessa minha amiga conduzia o veiculo que bateu de frente com meu primo , há alguns metros da minha casa. Tenho sabido da dedicação fenomenal dele a esposa, talvez ele até acredite que seja um castigo, mas como diz minha mãe, foi uma fatalidade, sem culpados e sem inocentes, apenas uma fatalidade. E ela já não estava bem na época, já tinha tido até uma internação.


Se eu chorar, o que não posso em hipótese alguma, vai ser um desastre, então vou a cata de alguém menos emotivo pra me acompanhar.
Sei que serão momentos de turbulência emocional, mas sei também que amigos servem pra segurar a mão do outro que está em queda livre num abismo de solidão e sofrimento.

Fico triste com quem não tem amigos de verdade, saracoteia muitas amizades aqui, tantas outras ali, mas no fundo está sozinho, não segura a mão de ninguém, sabe que não terá alguém que segure sua mão caso venha a fraquejar.
É triste....
Eu tenho bons amigos, e agradeço a Deus todos os dias por isso, e sabe que quando eu menos espero ele me presentei com um bom e novo amigo...
Vou praticar o exercício da amizade, e mesmo que sejam breves quero que sejam úteis os momentos em que estaremos juntas.

Fui.....

5 comentários:

†Maul† disse...

Culpa... sim, nesses casos talvez sejamos culpados por omissão...

Mas culpados de uma culpa inexistente. Como você sabe, não é possivel mudar as pessoas, se há mudança, esta parte da individualidade de cada um, da busca de crescimento ou regressão.

Às vezes sentimos culpa, mas não será talvez essa culpa um sentimento forte de compaixão por aqueles que amamos?

Vá visita-la... diga o quanto gosta dela em silêncio... com um forte abraço, longo... bem longo... Mesmo que as lágrimas apareçam, deixe que ela sinta o quanto é importante para você...

Um carinho... um gesto de afeto... valem mais que todas as palavras do mundo.

Torço para que corra tudo bem!

Abraço!

Anônimo disse...

as vezes eu fico na frente da tela do pc a noite e choro, choro porque nao tenho amigos reais, de carne e osso perto de mim.
sabia que ja tentei contra minha vida?? excesso de calmante há algum tempo, tem uns dois anos.
mas nao tinha ninguém pra me ajudar.
so tinha emails e orkut;
ai passou.
......
Que legal, conheceu o Draker, gente super bacana e escreve muito bem.
Att
Iara Alencar

Lilith disse...

Miga Amada

3 coisas:

1- Seria demais da minha parte curiosa pelos mistérios da alma humana perguntar o que aconteceu com sua amiga? Como assim destruiu o proprio rosto? Gente...Como assim? Que dó...mas que MUITA dó mesmo. Vai lá, vai sim, pq pessoas deprimidas não gostam muito de conversar, mas sentem-se mais sozinhas que tudo nessa vida. Deixa ela saber que vc está sentida, pq na atual situação, forçar o riso ou se mostrar positiva, acho que só vai faze-la sentir-se pior...Ela está triste a ponto de não querer ver lado bom em nada, nem adianta. Já lidei com uma pessoa com depressão séria, e sei que otimismo faz eles se sentirem pior viu!

2- Quando eu crescer, e for gente grande, vou conseguir escrever um texto igual aquele seu do dia 13/08 FELICIDADE INDIVIDUAL.
Eu li, reli, e copiei no word pra poder ler outras vezes. Me separei uma vez, de um casamento de 10 anos, e simplesmente, tudo o que senti naquela época, vc descreveu no seu post. Aquela, sem duvida, foi a época mais feliz da minha vida...Parabéns

3-Muitissimo obrigada pelas suas palavras de carinho lá no Amores.
Palavras que me fizeram decidir continuar na Blogosfera a todo custo, revendo minhas prioridades e achando um espaço nelas pra mim mesma.

Bj imenso.
Gosto de ti.

Antonio Ximenes disse...

Sarah.

A Amizade é um investimento involuntário.

Ela acontece e desenrola sem cobrança nenhuma.

Eu sei que dizer isso é entoar uma frase feita e óbvia... mas:

"A amizade é a verdadeira riqueza"

Abração.

Sarah Rubia Nunes disse...

drake, vc não deve ter clicado no link, a culpa se refere ao falecimento do meu primo, vc não deve ter clicado no link, é uma situação complicada pra mim, meus sentimentos ainda não aceitaram uma perda tão injusta.
Aí junta tudo, eu desabo.
Uma amiga mal e com o rosto queimado, o marido dela colidiu de frente com meu primo que veio a falecer...muita coisa pra segurar, mas uma hora tem que ser enfrentado.


Iarinha, fiquei sentida agora, queria estar aí pra te dar um abraço, me prometa que nunca mais vai fazer isso, vou fazer alguns posts a respeito, só interprete depois de todos publicados tá?