quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Lutar vale a pena.......



13ª Conferência Nacional de Saúde - Brasília,DF

Quando escolhemos um caminho a percorrer, as vezes já sabemos o quanto seremos contestados e incompreendidos.
Minha irmã escolheu um assim.
Desde que saiu da faculdade, e isso faz bastante tempo,lá veio ela com os tais projetos, sempre em prol da comunidade, e foram muitos, sempre bons projetos mas que nem sempre davam certo.
Um bom projeto precisa de pessoas que lutem por ele, como diz o velho ditado, "Uma andorinha não faz verão".
Por varias vezes eu mesmo dizia a ela:
- Larga isso e vai cuidar da sua vida, essa gente no fundo gosta de viver na M., primeiro você depois os outros.
E eu ouvia aquele discurso sobre democracia, direitos do cidadão, governabilidade, etc....
Com meu irmão não foi diferente, as vezes ele chegava a ser meio cruel, mas findados os embates respeitamos e apoiamos a posição uns dos outros.
Foram anos lutando por um ideal, ora pelo povo, ora com o povo, e agora ela esta fazendo o que gosta, e da maneira que gosta.
Na família foi unânime a satisfação por esse reconhecimento. Até meu irmão que é meio seco se manifestou.
Todo ser humano tem que ter um ideal de vida, um objetivo, de grande porte, médio ou pequeno, mas o seu ideal, e buscar por ele, vale a pena, sempre vale.
Pra ela, tenho certeza que não contou se foi em Brasília, poderia ter sido no sertão do Nordeste ou outro lugar qualquer, o que contou foi poder ser ouvida, poder lutar pela saúde publica, por assuntos que a maioria não está nem ai, afinal, temos seguro saúde.



"Eu posso ser o que quiser,
o outro só pode ser o que aprendeu.
Eu sei decidir pelo que sou,
o outro precisa saber quem é.
Eu sei bem o que leio,
o outro mal sabe pronunciar palavras.
Eu luto pelos meus direitos,
o outro nem sabe quais são os seus .
Eu me apresento e sou ouvida,
o outro nem se apresentar pode.
Eu sou considerada uma boa cidadã,
o outro é apenas uma estatística.

Não existe democracia sem educação.
Não existe democracia sem saúde.
Não existe democracia sem a voz do povo.

Se eu falar por mil,
Se eu lutar por cem,
Se eu fizer a diferença pra dez,
Terá valido a pena."

Para minha Mana.


Mudando de assunto, mas continuando na conferência;



Minha opinião:


Me parece que o governo não vai mesmo ouvir as mulheres na questão do aborto.


Que seja como quer a igreja católica,
nada de camisinha,
nem anti-concepcionais,
que os adolescentes sejam ensinados a casar virgem,
e falar de sexo com eles
só as vésperas do casamento
e que nasçam bastante crianças indesejadas,
que se aumente a miséria dos miseráveis.


Por que sexo ninguém vai parar de praticar, quero conhecer o católico que faz sexo apenas para fins reprodutivos.

Uma mulher é violentada e engravida, até que receba uma liminar da justiça para fazer um aborto, já está por volta do sexto mês de gestação, é..... A igreja tenta impedir tal autorização até a ultima instância, e as vezes ganha.
Quem pode pagar vai nesses carniceiros da vida, sem nenhuma estrutura cirúrgica, todos nós sabemos onde eles estão, mas a policia não.
Muitas nem comunicam a gravidez nos processos de investigação para evitar confronto, tomam chás abortivos, o famoso remédio que qualquer um compra, que é para uma finalidade mas muito usado para o aborto, e cadê o governo?

A pílula falhou, é..... pílulas falham, a mulher engravida, em hipótese alguma pode criar esse bebe, ela vai procurar quem? O carniceiro da esquina. Só ele a compreende.
Eu não faria um aborto, mas pude pagar uma ligadura quando decidi não ter mais filhos.
A maioria diz assim:
- Melhor um filho do que uma DST.
Concordo, mas deveríamos parar de hipocrisia e permitir que cada um faça com seu corpo o que bem entender, que as partes interessadas sejam pelo menos ouvidas.

Se você é contra tudo que eu falei, procura saber como é a vida das mulheres que são violentadas dentro de sua própria casa, por seus parceiros e engravidam.
E não vai me dizer que isso não acontece.

Eu e Ela....





5 comentários:

Sílvia Regina disse...

Puxa!!!!!!!!! Q homenagem bacana! A coisa mais importante na vida é ouvir o próprio coração - uma voz q sussurra em nosso interior:'Este é o caminho, andai por ele'. Tenho feito isto e o pior ficou para trás. Agora posso ver a luz! Estou melhor e sei para onde estou indo. Acreditar num país melhor, na mudança radical e possível e trabalhar por isto... Este é meu caminho. isto não é difícil com a família e os amigos que tenho. Sim, os inimigos também ajudam bastante. rsrsrsrsrsrsrs

A Conferencia foi um show de democracia. A comunidade indígena deu aula de cidadania e organização. Participar deste momento foi um grande privilégio, mais ainda considerando que fui eleita por meus pares.
Vlw
Sílvia Regina
Delegada na 13ª Conf. Nacional de Saúde

Antonio Ximenes disse...

Sarah.

Eu concordo com muita coisa que você escreveu.

A Igreja Católica é retrógrada e mantém dogmas hipócritas que beiram ao ridículo.

Quanto ao aborto... bem...

... sou a favor da disseminação de informações.

Eu gostaria que a Escola distribuísse camisinhas para os adolescentes;

Falasse abertamente com os pais sobre a Educação Sexual dessa moçada.

Hoje se começa muito cedo a transar.

Sendo assim.

A Educação Sexual tem que começar mais cedo também.

Eu não gostaria de dizer que sou contra ou a favor do Aborto...

... na verdade eu sou contra a Demagogia e a Hipocrisia da Igreja e de outros setores retrógrados da sociedade que não vêem o problema como um todo.

Gostei do Papo.

Abração pra tu.

Otávio B. disse...

Trabalhar com a comunidade é sempre muito bom, e faz bem pro corpo e pra alma...às vezes acabamos nos doando demais, mas nada que um pouco de moderação não resolva...

Bem, quanto ao aborto, eu sou veementemente contra, seja ele clandestino ou não... Acho que se fez, é porque quis fazer.Pra casos de estupro, a pílula do dia seguinte resolve...Ninguém tem direito de tirar a vida de um ser inocente apenas pensando na sua...

Belo blog.

Beijos

Guilherme disse...

Cara, sou totalmente a favor do aborto, alem de ser direito da mulher escolher o que fazer com o corpo dela, o feto que esta se desenvolvendo não tem capacidade de se situar no tempo/espaço, n tem interesses, como diz Peter Singer, ele nã é "pessoa", dessa forma os interesses da mãe se sobrepõe ao do feto. Alem do que manter o aborto como um crime faz com que muitas mulheres façam clandestinamente em pessimas condições sanitarias, de forma que se fosse legalizado fariam em condiçoes adequadas.
abraço

Luiz Paulo disse...

olha, eu nem sei o que pensar, mas a principio, sou contra o aborto...