domingo, 25 de novembro de 2007

Ajudar? Quem? Depende muito!!!!

Desde pequena minha mãe me ensinou que devíamos ajudar os que precisam, que faz bem ajudar ao próximo, sempre ouvia aquela frase: "Fazer o bem sem olhar a quem".

Cresci assim, ajudando as pessoas, e me surpreendi depois da morte do meu pai saber que ele também ajudava algumas pessoas, algumas delas continuamos a ajudar.

Nossa família sempre foi muito procurada por quem precisava de ajuda, e ajudávamos quando podíamos.

Mas o mundo mudou e EU junto com ele.

A maioria das pessoas não quer a nossa ajuda quer que resolvamos seus problemas.

Por isso hoje o NÃO esta mais presente na minha vida, tem gente que diz que EU sou cruel, mas não acho, eu apenas faça uma analise profunda antes de ajudar alguém.

Alguém reclama:

-To sem dinheiro nenhum e cheio de gente me devendo.
-É por isso que não empresto dinheiro.
-Vou fazer o que? o cara chega dizendo que o filho ta doente e não tem dinheiro pra remédio, o outro a comida acabou antes de chegar o salário, e etc..... , aquelas historinhas que todos conhecemos.
-Então não reclama.
-Pior que nem sei como cobrar.
-Se não cobrar perde o dinheiro, se cobrar perde o amigo e corre o risco de perder o dinheiro também. Dá logo esse dinheiro. Ajudar é assim ou você dá o dinheiro ou não empresta. Se o cara não tem pra comer vai ter pra te pagar? Como ele vai comer no outro mês.
-Mas você ajuda fulano?
-Não ajudo, é gratidão, já te contei essa história.
-Tenho que mudar, e rápido se não vou a falência.

Comecei a explicar a essa pessoa por que as vezes pareço egoísta até, quando ajudamos demais, estamos sempre a disposição, nem nós nem o que fazemos tem valor, tudo ainda será pouco.
As ultimas aconteceram por uma insistência de Ela, mas confesso que me assustou, não pelos fatos em si, mas pela proximidade que tinha com essas pessoas.

Pessoa 1.


-Preciso de um dinheiro emprestado, to desempregada e não sei quando vou poder te pagar.
-Quanto?
-120,00
-Faz o seguinte, minha empregada ta cheia de serviço e tem umas roupas por passar, você passa e eu te dou o dinheiro.
-Tá, amanhã eu vou até aí.

Tô esperando até hoje, não passou pela cabeça dela que eu estava pagando mais para ajuda-la, perdi a amiga mas não perdi 120,00.


Pessoa 2.

Numa sexta-feira:

-Tô com problemas com meu filho, mas só vou receber na segunda, troca um pré-datado meu, pode depositar na terça.

O cheque voltou, ele lamenta não poder pagar, perdi o amigo e 200,00, é porque essas pessoas não gostam de ser cobradas, acham sempre que o valor pra nós é insignificante.


Pessoa 3.

Abandonada pelo marido sem explicações.
-Preciso desocupar minha casa e não tenho onde colocar meus moveis.
-O andar de cima ainda não está em uso, deixa lá até você se ajeitar.

Tiveram alguns transtornos, mas quando você se dispõe a ajudar alguém tem que ser por inteiro.
Alguns meses depois ela se mudou, não deu o endereço a ninguém, o pior, nem obrigado nem tchau.

Tínhamos uma amizade que eu achava solida, todos nós achávamos, acho até que já escrevi sobre o assunto, mas ela simplesmente dispensou todos os amigos da vida dela.
Ainda não sei se amizade acabou, estou analisando pós e contras.

Pessoa 4.

Quando alguém vê um ser beneficiado quer também, esse é o perigo.

-Posso deixar minhas coisas lá em cima um tempo, é só até eu alugar um canto? Minha mãe mudou e lá não cabe minhas coisas.
-Tá, deixa aí.

Alguns meses depois.
-Vim buscar minha coisas.
-Sobe aí.
-Cadê meu colchão?
-Ta aí
-Esse não é o meu, ele era mais grosso.
-Esse é o que você deixou aqui.

Lógico que eu imaginei tudo que estava passando pela cabeça desse ser, até pensei em mostrar-lhe meu colchão, para que ele tivesse a certeza de que aquele era o único outro colchão na casa, mas quer saber? ajudei, to dentro da minha casa e ainda tenho que ouvir isso? Pense o que quiser. Vai pra PQP!!!!!


Ainda bem que minha cama é box.
Será que ainda serei acusada de roubo?
Não me espantarei se isso ocorrer em papos de amigos.

E alguém me pergunta porque EU sou tão cruel com algumas pessoas, sou porque eu sei com quem estou lidando.

Saldo das emprestadas de andar de cima: aborrecimentos e minha parede preferida com textura num momento de inspiração de alguém, toda arranhada com o sobe e desce de moveis alheios.
Eles estavam tão insatisfeitos de terem sido ajudados que nem olharam a parede. Se eu queria que eles pintassem? Claro que não!!!!!!
Só estou mostrando a diferença entre quem pede ajuda e quem precisa de ajuda, eu me meti num processo deles de aprendizado, eles tinham que ter aprendido a resolver os problemas sozinhos, mas lá estava eu, impedindo-os de aprenderem, mas EU aprendi!!!!!!

Hoje, eu só ajudo aquele que realmente não pode resolver seu problema sozinho.
Se vier me pedir ajuda ou favor, vou fazer infinitas perguntas, vou dar sugestões, e no final posso resolver dizer NÃO.
Cada um tem seu caminho, e os problemas são uma forma de aprendizado, eles existem de acordo com o que escolheu e como está caminhando por ele.
Ajudar muitas vezes é roubar o aprendizado do outro, é igual a cola no Colégio, quem sabe mais ajuda quem sabe menos, este segue para a próxima fase, mas nunca terá conhecimento.

"Creio que a pessoa que teve mais experiência de privações consegue enfrentar problemas com mais firmeza que a pessoa que nunca passou por sofrimento. Portanto, visto por esse ângulo, um pouco de sofrimento pode ser uma boa lição para a vida." Dalai Lama

Eu..... Somente Eu.....

1 comentários:

Anônimo disse...

amigos, amigos, negócios à parte né?

beijos