sexta-feira, 18 de abril de 2008

O que é "Justiça"?

Um dia sonharemos com cenas como essa.


"A audiência dos tele jornais subiram 46% por conta das noticias sobre o caso Isabela."

Me assustei quando vi isso na net, de repente vejo na tv uma multidão alucinada gritando por justiça, uma mulher dizia que estava ali desde as 10 da manhã e que atravessou a cidade pra que a voz dela fosse ouvida, (não acredito que atravessaria a cidade de São Paulo pra trabalhar), o povo enlouqueceu.

Confesso que noticias de violência contra a criança, ou qualquer coisa relativo a isso me deprime e revolta, criança é pra ser amada e protegida, quando uma criança precisa de defesa a coisa esta caminhando para um lado não muito promissor, quando uma mãe precisa registrar um boletim de ocorrência contra o pai do seu filho(a) que o ameaçou de morte, a coisa já desandou faz tempo.
Fico imaginando um de meus filhos voltando de qualquer lugar que fossem passear com marcas roxas, meus filhos sozinhos com pessoas com históricos de agressão, definitivamente faria o possível e o impossível para evitar o retorno a esses lugares, iria querer constatar pessoalmente a veracidade dos fatos.
As pessoas ultimamente, principalmente os pais tem usado os filhos como escudo ou tratam como se fossem animais de estimação, se bem que alguns são mais bem tratados do que crianças, não quero dizer que não devem ser tratados como merecem, estou querendo dizer que está faltando afeto as crianças, afeto pelas crianças.
Um pai que bate no filho por qualquer coisa, o dia que ele cometer um erro realmente grave, mata.
Uma mãe que consegue perceber quando algo errado está acontecendo com seu filho, vai perde-lo cedo ou tarde.

Eu vivo uma situação inversa com minha ex-cunhada, tenho uma sobrinha linda de 10 anos, mas não a vejo há mais de um ano pelo simples fato dela voltar muito feliz quando passa uns dias comigo, é isso sim, a mãe conseguiu que eu não a veja mais por que aqui ela é feliz e isso incomoda o Dagão (não está escrito errado, é Dagão mesmo, mistura de uma mulher qualquer com dragão), antes ainda convidava, mas ao fundo das ligações ouvia alguém ordenando a menina a dizer que não queria vir, com o tempo percebi que isso fazia mal e preferi não expo-la a esse constrangimento. Sei o quando ela gosta de mim, sei que um dia ela vai bater na minha porta e dizer: "-Tia vim pra ficar!!!", mas fico imaginando que tipo de pessoa priva o filho da felicidade, priva o filho da infância, priva o filho de viver.
Eu não sou uma mãe perfeita, nem quero ser, mas até que meus filhos possam seguir seus próprios caminhos é no mínimo minha obrigação lutar pra que sejam felizes, é impossível impedir que tenham decepções com a vida, com pessoas, com momentos, isso faz parte do crescimento, mas posso evitar algumas até que tenham capacidade de avaliar seus sentimentos, tudo é evolução, o bem , o mal, se você pegar um bebê recem-nascido e coloca-lo pra andar, além de não conseguir, ele com certeza terá problemas ortopedicos mais tarde, assim são os sentimentos de uma criança, não espere que uma criança entenda que ela não pode ser agredida, ela precisa aprender isso, não espere que uma criança entenda que nem todo mundo vai ama-la como seus pais, criança nenhuma espera ser agredida e asfixiada, criança nenhuma espera ser jogada pela janela, criança só espera amor, carinho, limites.
Toda criança espera limites
.

Algumas pessoas me criticam por abrir mão de algumas coisas por conta da idade de meus filhos, já ouvi pessoas dizerem que nem parece que meus filhos nasceram de gravidez não planejada, como se, ser mãe fosse só o fato de parir, será que eu deveria amar e cuidar menos dos meus filhos só por que não os planejei? ou por que nasceram num momento nem tão bom assim?
Toda vez que soube que um ser se formava dentro de mim, eu os amei, eles foram um presente de Deus, filhos são presentes, o melhor do mundo, porque é você que determina o valor, ele vai valer o tamanho do seu amor que deduzo ser incondicional.

Um dia as mulheres olharão para o mundo e não mais sentirão orgulho de tudo que conquistaram, por que a maioria renegou o melhor sentimento e instinto da vida de uma mulher, a maternidade, hoje se troca os sentimentos por presentes, como se alguma coisa pudesse substituir o amor e a presença de uma mãe, nenhum dinheiro ou carreira profissional vale a ausência materna(salvo em necessidade de sustento, mas aí é outro assunto, pra que ter filhos que não se pode sustentar?). As crianças estão crescendo sendo tratadas como coisas e tratando os outros com igual valor. O respeito a vida está se perdendo.



Mães cuidem de seus filhos!!!!!
Infelizmente só nós mulheres temos o chamado instinto maternal. Quisera o mundo que os homens também o tivesse.
Não é vergonha querer saber o que acontece com eles na sua ausência, não é vergonha querer saber o que fazem na Internet, onde vão, quem são seus amigos e os pais deles , não é vergonha tentar proteger um filho, vergonha é depois dizer: "Eu podia ter evitado!".


"As vezes pareço ser fria mas não sou, só acho que se não dá pra cuidar e sustentar é melhor não colocar um dependente emocional e financeiro no mundo."

5 comentários:

Ricardo Rayol disse...

eu sou pai e fico de olho, mas disse tudo no começo, o povo enlouqueceu.

Anônimo disse...

Noutros tempos eu diria:

- É o fim do mundo;
- as profecias estão se cumprindo;

Hoje, apenas deixo ai, e espero o mundo acabar e as profecias se cumprirem.

Justiça, é qualquer decisão favorável a mim!

cris disse...

Triste.

Beijocas e boa semana, super-mãe!
Deus te abençoe e proteja.

Luan Iglesias disse...

Este caso da Isabella virou drama psicológico. Quando uma notícia passa para uma novela noticiosa, alguma coisa está errada.

Gostei muito deste teu espaço.
Saudações.

Marcelo Henrique Marques de Souza disse...

Sarah, você falou de tanta coisa, que cercou muito bem o assunto.
Mas uma coisa que pensei aqui foi o seguinte: sempre falo nos limites (sobre o que você falou também), mas pensei que o mesmo egocentrismo que constrói crianças marrentas e mal-educadas é o que pode construir pais que só têm filhos pra alimentar seu ego. E que isso pode ser a causa de muitas violências, na medida em que a criança não pode ser obrigada a ser uma cópia dos pais (especialmente quando os pais são figuras não tão confiáveis, né não?).
Seu texto me fez pensar nisso.
Aliás, também sobre a bizarrice da mulher que passou o dia inteiro querendo se manifestar.. A mídia incita a escrotidão, depois põe panos quentes.. tudo em prol da audiência.. audiência rima com dinheiro. Mídia privatista, notícia-produto, verdades plantadas... mas a democracia continua sendo linda.. Santa ignorância...
Beijão