sexta-feira, 4 de julho de 2008

Google e crianças.




Há algum tempo eu estou um pouco apreensiva quanto ao Google e o orkut, não é difícil de encontrar crianças se oferecendo para sexo, se expondo de maneira vulgar, com seus álbuns abertos pra quem quiser ver, sem contar o passo-a-passo para suicídio, grupos trocando informações sobre como fugir de casa, formação de motim em colégios e boates, já encontrei até informações de como realizar um aborto dadas por meninas de no máximo 16 anos.
Aí vem uma CPI e exige que eles abram os álbuns dos pedófilos, então me pergunto, onde estão os pais dessas crianças que não são responsabilizados? onde estão os pais dessas crianças que não vêem o que seus filhos fazem na Internet?

Por mais que sejamos presentes, sempre existe uma brecha, e ontem encontrei uma por aqui, nada muito grave, mas o suficiente pra me deixar muito preocupada.

Sou uma mãe presente, sempre estou a disposição de dialogo e procuro não ocultar informações, a respeito de qualquer assunto. Alguns dizem que exagero, que os meninos não tem idade pra digerir as informações que recebem, mas até hoje fizeram bom uso do que sabem, ou melhor não usaram de maneira errada.

Sou cuidadosa com a questão dos meus filhos na Internet, controlo orkut, msn, jogos on line, mas descobri que nem sempre temos o controle de tudo quando se trata de Internet. Tem o Google que dá qualquer informação a qualquer hora, e nem sempre de maneira correta.

Minha preocupação agora é saber o que aguçou a curiosidade dele para tal assunto, visto que todos os amigos dele tem acesso ilimitado a Internet, sem nenhuma vigilância. Conversando com algumas mães, as ouço dizer que tem certeza que o assunto não é de interesse de seus filhos, nem se preocupam com isso, é.... parece que alguns pais deixaram a educação dos filhos para o Google....

Tem os que ainda se preocupam, outro dia um amigo pai de um menino de 14 anos veio me pedir pra dar um rastreada no que o garoto faz pela net, uma simples frase no orkut o fez ficar preocupado e queria ter mais detalhes antes de aborda-lo pra uma boa conversa, confesso que as vezes me sinto mal em fazer isso, ao mesmo tempo que é para proteção parece uma invasão, mesmo a pedido de um pai.
Existem programas que restauram até conversas pelo msn, todas as imagens vistas no computador(não precisa terem sido salvas e todos os cookies,(pensem bem antes de vender seu PC com o HD usado).
Não gosto desse tipo de trabalho, e só o faço quando se trata de crianças, embora ache que a melhor medida é mante-la longe da Internet, uma vez que uma informação recebida ela fica registrada, a memoria de uma criança é como o HD, você pode até formatar mais as informações estão lá e podem ser restauradas a qualquer momento.

As informações que meu filho procurava no Google, eu posso dar-lhe sem problema nenhum, mas ele não está a vontade pra conversar comigo sobre o assunto, acho natural, tanto quanto o interesse dele, embora prematuro. Poderia ser algo mais serio??? sem sombra de duvidas, mas com tanta conectividade como dizer a hora de fornecer informações????

Definitivamente o Google tem que rever alguns dos seus critérios, não basta abrir álbuns do orkut ou fornecer informações.
E com toda certeza, Internet não é lugar de criança, antes bastava ter cuidado com os lugares que frequentavam, as amizades que tinham, mas hoje tudo que existe de errado está dentro das casas, e pior, com a autorização dos pais.

Computador por aqui agora tem senha, se não estou por perto nada de Internet, comparada a outras mães estou parecendo uma megera, mas um dia ele entenderá... Não me importo de parecer uma mãe cruel.
Deus não me deu filhos para serem educados pelo Google, ele me deu a missão de educa-los e perpetuar meus principios, vou tentar fazer o meu melhor...

Bom final de semana.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Sarah, pois eu penso que agora, nesses dias, o orkut está bem melhor, esta mais protegido, com essas série de microblogs, como twitter, plurk, jaicu, etc, etc, os trolls e gente ruin estão saindo do orkut, até porque eles cercaram o cerco mesmo. Hoje já temos muito mais privacidade que há dois anos por exemplo...

O complicado é que os pais querem ser muito liberais, muito modernos e esquecem que vez ou outra é preciso ser pai, é preciso manter o controle.

Anônimo disse...

Aqui em casa não é democracia. Há liberdades, entretanto, há vigilancias.

Fotos e textos são monitorados. E-mails jamais podem ter sem que saibamos a senha.

Se não gostarem das regras, não usam.

Concordo com sua posição!

meus instantes e momentos disse...

muito bom voltar aqui.Sempre bem escrito. Ótimo blog.

JFC Silva disse...

Todos sabem que a cada dia que passa as tecnologias se tornam cada vez mais avançadas e a globalização atinge mais gentes!!!!
Isso é bom para todos!!

Mas o maior problema é a tal da liberdade de expressão e a tal liberdade do uso dos meios de comunicação!!!
Ou melhor: o mau uso dos meios de comunicação.

O mercado pornográfico cresce muito e, proporcionalmente, crescem interessados em tal assunto.

Por lei, esses materiais são inapropriados para menores de 18 anos!
Só que a facilidade de acesso à esses materiais é muito grande!!
É aquele problema: "entra quem quer!!" (e, talvez, quem não quer também!!!)

Cabe a cada pai e mãe (ou responsável) fiscalizar!!!