sábado, 14 de junho de 2008

A Felicidade dá medo!!!!




Quem nunca ouviu um amigo dizer, "Minha vida está tão boa, que com certeza vem algo ruim por aí"?
O outro dia enquanto degustava um vinho com uns amigos, numa breve reflexão sobre o que conversávamos saiu a seguinte frase: "O ser humano, quando está bem, direciona o cérebro pra onde pode vir algo ruim." Lógico que começaram a me zoar, até sugeriram que eu largasse a taça quando comecei a explicar meu pensamento. Dois dias depois um deles me ligou só pra dizer "Você tem razão!"
Todos os meus momentos de felicidade que tive, deu medo.
De repente vem aquele pensamento "Eu poderia morrer agora", quem não sente medo disso?
Quem logo não direciona o pensamento para algo que o traga de volta a um sentimento ruim?

Quando mergulhei, passei uns dois dias em êxtase, foi a melhor sensação da minha vida, de repente lá estava Eu achando que seria capaz de viver naquele lugar sem equipamentos, sentir aquela paz, estar comigo. Quando percebi que não conseguia dominar aquele sentimento eu subi, voltei para minha realidade, poderia ter ficado mais, ter aproveitado mais, porém o medo do que sentia foi maior, e ainda o tenho, não fiz o curso ainda porque acredito que preciso trabalhar melhor essa questão sub aquática, inclusive depois descobri que isso é considerado uma síndrome que já matou mergulhadores(foram encontrados mortos sem seus equipamentos).
Todas as sensações de Felicidade plena são interrompidos, quando não são por nós, acontece por terceiros.


Tem pessoas que me dizem, "Eu não acredito que você consegue ficar alheia aos seus problemas". Eu não posso viver meus problemas continuamente, ou os resolvo ou me desligo deles. Se Eu viver me PREocupando de coisas negativas, com certeza, não terei tempo para perceber os vários segundos de felicidade que acontecem ao longo do dia. É são esses vários segundos que fazem com que eu me sinta FELIZ.
Diante das sensações de plenitude nós ficamos mais fortes, nos tornamos mais capazes, e enxergamos a vida cada vez melhor apesar de...



Essa semana eu descobri quantas pessoas maravilhosas eu tenho a minha volta, pessoas que em simples gestos selaram sentimentos de amizade de maneira irreversível.
Sabe aquele coisa de pensar que "pode acabar do jeito que for, mas já valeu a pena"???
Isso é maravilhoso.
Cada momento deve valer a pena.

Não quero mesmo, que tudo valha depois de findado, quero que seja o percurso a me fazer sentir o prazer de chegar lá.

Quintana descreve bem o que quero dizer com todo esse texto em duas frases:
"Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade."

E exemplifica melhor ainda nesse outro:
"Da Felicidade
Quantas vezes a gente,em busca da ventura,
Procede tal e qual o avozinho infeliz:
Em vão,por toda parte,os óculos procura
Tendo-os na ponta do nariz!"





Iara e Adão, adorei as percepções do texto anterior.

6 comentários:

Anônimo disse...

Depois daquela madrugada que passamos juntos, via web, conseguir ver você de um outro angulo, e é o angulo da admiração.

Não são todos ou todas que consegue estar no meio de uma crise, e ainda assim, manter a serenidade e ter a cabeça para planejar os passos seguintes.

Quanto ao texto de hoje, é até obvio, que quanto mais um time esta invicto, está sem perder, mais próximo e inevitavel está de uma derrota, não é pessimismo é REALSIMO, ou seja é a posição de quem se prende fielmente ao que é real, verdadeiro, às vezes de maneira prática.

Ricardo Rayol disse...

felicidade é tão simples como ganhar numa mega sena acumulada... :-)

Antonio Ximenes disse...

Sarah.

Eu tenho medo da felicidade.

Medo de estar seguro demais e achar que ela nunca vai se acabar ou ir embora.

Ela sempre vai.

Eu sei que eu deveria apenas aproveitar aqueles momentos felizes... sem racionalizar... ou me preocupar com o que virá.

Mas... não consigo.

Quando estou em meio a um turbilhão de bons sentimentos... não tarda... e um sentimento de culpa ou neura qualquer... começa a pintar.

Coisa de gente doida.

Eu rezo para que todos nós possamos fazer bem mais do que simplesmente curtir os momentos felizes... e sim... retirar até daqueles períodos de tristeza... algo de útil... como uma lição aprendida.

Ser sábio é saber fazer uma limonada doce com os limões azedos que a vida nos presenteia.

Eu tava com saudade de ti.

Abração forte.

Sarah Rubia Nunes disse...

Adão,
Fico muito feliz de saber.

A vida é assim....

Rayol,
depende , a que é cuja receitas rodam por aí, é mais ou menos assim, vamos correr atras dela, correr de novo, saber que esta sempre a nossa frente mas nunca a veremos.

Antonio,
somos assim, em maioria.
Mas facil viver com os sonhos do que com a realização deles.
Certas realizações nos tiram do conforto, nos deixam vulneraveis.

Anônimo disse...

Oi Sarah, claro que eu li, mas o blogger deu uma pani e eu não consegui comentar.
Eu sou um dos piores casos de busca da felicidade, (queria até ver esse filme), una o medo a insegurnça e junte pitadas de ansiedade o resultado é constantes alterações de homor e medo, quando eu vejo, já perdi a oportunidade, eu luto diariamente contra isso.

Quem sabe algum dia eu aprenda??

Anônimo disse...

então tá sabendo!