terça-feira, 3 de junho de 2008

1 ano pensando!!!




Amanhã meu blog completa um ano quase 200 posts, sei lá quantas visitas, muitos amigos virtuais, alguns se foram, outros ficaram.
É fantástica a experiência de escrever a tantas pessoas, receber criticas, elogios, aliás, tenho um email pra publicar, um leitor anónimo e confuso que me escreveu.
Continuarei com meus pensamentos, vou dar um tempo por aqui, mas se um mosquitinho aparecer em seus comentários, sou Eu ou Ela.
Sou voluntária no Comite de mobilização popular união contra a dengue, vai ser um trabalho difícil, até porque o primeiro obstáculo é a burocracia e o silencio que impera na prefeitura, chega ser assustadora a situação.
Não vou aceitar substituir agentes de saúde, isso é uma obrigação da prefeitura, e digo, com toda certeza, não haverá um aumento no numero deles até o verão de 2009, toda a responsabilidade está a deriva.
Já criei um outro blog com parceria com a minha irmã, mas ainda não escrevi por lá, apenas montei o espaço, é difícil desenvolver alguma coisa onde você não pode cobrar de quem deve explicações, onde ninguém viu nada, ninguém sabe de nada.
Segundo o orador das palestras que participei, Dengue é coisa de comunidade, e eu não concordo com isso, a cidade virou um grande lixeira, não é difícil de ver motoristas em seus carrões importados jogando lixo pela janela, ahhhh... alguém vai me dizer, "ele deve ser o motorista, com certeza mora em alguma comunidade".
Eu separei os espaços em dois perfis porque não posso atacar o sr César Maia, infelizmente apesar de ser voluntária do ministério da saúde dependo da prefeitura, em questões de saúde a ultima palavra é a dela. Então vou dar uma de vampirinha, aqui eu mordo, lá eu assopro.
Há 15 dias minha afilhada foi internada com dengue, desidratou em menos de 24 horas, sem febre, na semana seguinte meu filho teve febre em torno de 39.7°, ficou com anemia e quedas de plaquetas, que por sorte alguns dias antes tinha feito um hemograma de rotina e pudemos comparar, estranhamente a sorologia pra dengue deu negativa, outras pessoas no bairro estão com o mesmo problema, mas os hospitais da prefeitura de recusam a fazer o exame de sorologia, quem pode paga, quem não pode fica na duvida, mas parece que o diagnostico virose é moda.

A sensação que tenho é que diagnosticar a DENGUE virou algo proibido tanto na rede publica quanto privada, num PS particular tive que brigar para que um hemograma fosse feito, só foi realizado depois que bati o pé e afirmei que não sairia dali com ele sem um exame laboratorial.

E é isso que eu pretendo com meu voluntariado, ajudar os menos favorecidos, alertar os menos esclarecidos, é inadimissivel crianças serem diagnosticas de olho.
Quero ajudar aquelas mães que sem alternativa tem que se ausentar para o trabalho, a terem opções acessíveis ao seu orçamento de boa alimentação(algumas ainda pensam que biscoitos vitaminados ajuda), criança sem anemia reage melhor, quero ajuda-los a entende que prevenção é a única maneira de se evitar a Dengue.

E uma coisa é certa, criança aprende muito mais rápido, e cada uma pode cuidar bem de sua casa, melhor que muitos adultos, ainda não estão contaminados com a politicagem.

O cidadão está a espera da prefeitura, e a prefeitura nem aí.... em 2009 não estarão na administração mesmo, o povo que se lasque!!!!!!!


Dia 05 de Junho é o Dia do Meio Ambiente, que tal cuidar de 200m²? se cada cidadão fizer isso, teremos um ambiente melhor, com certeza!!!!!!!

7 comentários:

Ricardo Rayol disse...

nada como superar uma meta.

e eu cuido de 106 m2, todos os dias.

Marcelo Henrique Marques de Souza disse...

O diagnóstico de virose é a maior verdade. Mas o mundo atual é o do "quanto menos complicado melhor". Então, pra que complicar se é mais fácil dizer que é uma virose?...
O grande problema é que a mentalidade das massas tá corrompida pelo simplismo. Isso se resolve caso a caso, não há outro jeito... Mas ainda dá pra escolher em quem votar. Será que essa mesma massa vai querer perder tempo pesquisando sobre a vida das pessoas em quem votarão? Ou vão vender seus votos ao primeiro que aparecer dando esmola, como já está acontencendo nos territórios ocupados pelas milícias?
Ser ou não ser, eis a questão...

Anônimo disse...

1 ano!

Eu me sinto um vovô quando o assunto é blog... Estou nisto desde 2004

Pena que muitos textos se perderam, foram mais de 2000 textos perdidos...

Parabens Sarinha!

Gustavo disse...

Também gosto de escrever em blogs, por isso, nem comento sobre o assunto, apenas escrevo.

Sarah Rubia Nunes disse...

Ricardo,
o lugar que moramos não vale, rsrsrsrrs.


Marcelo,
Esse é meu medo, o Paes ja deu o ar da graça, tenho medo do que pode se tornar esse municipio em 2009.

Adão,
Sou novinha, ainda engatinhando...

Gustavo,
To na divida, mas tenho andado atoladinha...
Mas vou colocar a leitura em dia assim que der uma folguinha.


Beijos

Anônimo disse...

O que aconteceu? Fez um ano e entrou em férias?

Iara Alencar disse...

Oi sarah desculpe pela ausencia...
eu sou uma desastrada!!!

eu cuido do meu apertamento, acho que dá pro gasto, tadinhas das crianças, elas sao os alvos mais faceis do mosquito.

Parabens pelo anversário.