sexta-feira, 2 de maio de 2008

A Dignidade de um Bebado.


Quando era criança tínhamos dois alcoolatras no bairro já em fase de delirius tremus, pra nós crianças, era uma festa, nenhum dos dois era agressivo, um conhecido enquanto bêbado de crocodilo e sóbrio era Francisco, ai de quem o chamasse de crocodilo, quando delirava era um oficial do exercito e tinha ao lado um general que o acompanhava, riamos muito com aqueles diálogos militares, o outro era sambista e passista, esse tinha família, nunca soubemos de algo além de sua bebedeira, sua família sempre foi respeitada, no final da vida se isolou da sociedade para se manter sóbrio, morreu de velhice.
O que mais me intrigava era que quando estavam sóbrios não podíamos nem em pensamentos caçoar deles, hoje percebo que nem bêbados devíamos fazer isso.
Minha mãe sempre me dizia:
-Até um bêbado tem dignidade.
Concordo com ela, mas porque não refrescar a memoria quando podiam raciocinar?
Lembro que uma vez um deles veio trabalhar na capina pra minha mãe, enquanto ele almoçava não me contive, fui perguntar se ele lembrava das coisas que fazia bêbado, parecia que eu tinha lhe dado uma pedrada, foi um alvoroço só, ele nunca mais voltou a trabalhar na minha casa, se sentiu ofendido por uma criança curiosa.
Acredito no alcoolismo enquanto doença, acredito que existem muitas pessoas impotente perante o álcool, acredito que nem sempre pedir ajuda é fácil, mas não acredito que o álcool faça com que alguém se torne leviano e amoral.
O álcool traz a tona o verdadeiro eu, para uns frustrações, para outros coragem de fazer o que jamais faria de cara limpa, e para alguns delírio de quem gostaria de ter sido.
Esses de quem falo tinham sua dignidade, quando bebiam só tentavam ser quem a vida não lhes permitiu ser, o máximo que faziam era cantar, falar e delirar. Mal??? Só fizeram a si mesmo.
Nunca conseguiram falar de suas próprias frustrações por isso não suportavam lembrar de seus delírios, não acredito que tiveram a oportunidade de escrever uma historia diferente, embora tenham tentado.
Tento analisar dignidade, moral e vicio, e nada consigo ver além de princípios.
Quem tem vai ter em qualquer circunstancia, quem não tem o vicio só vai aflorar a ausência deles.
Chego a conclusão existem bêbados com dignidade e os bêbados amorais, porém ambos sofrem em sua realidade, mas a quem cabe reverter esse quadro???

É uma questão de educação!!!!!

Educadores(assim deveria ser chamado os pais e não os professores).
Não criem seus filhos como se eles fossem capazes de nunca atravessar a fronteira do álcool, eles vão e nós sabemos disso.
Cuidem para que eles saibam o valor das palavras dignidade e moral, se assim for, mesmo que tenham se adentrado com tudo neste território ainda lhe restará dignidade para voltar.
E não ignorem, NUNCA, um caso de alcoolismo em sua família, boa parte dos adolescentes alcoolotras começaram a beber em casa por volta dos 13 anos.


Alcoolismo é uma doença, não é contagioso mas é contagiante, e deve ser tratado.

15 comentários:

Anônimo disse...

Quando cheguei bebado em casa a primeira vez, meu pai me espancou com poucas palavras:

- Quantas vezes voce me viu chegar bebado em casa?

Perguntou ele! E isto bastou.

O Tio Heleno classifica um tipo de cachaça como, cachaça viadeira, são aqueles homens que ao beberem, gostam de abraçar e beijar homens.

E então?

Sarah Rubia Nunes disse...

Que lição ele poderia ter passado a você caso a resposta fosse quantitativa?

KKKKKKKKKKK...
Eu tenho um termometro pra esse tipo de cachaça aqui em casa, acredita que em maioria adoram, fico passada, um acessorio de bar que comprei numa viagem.
é um alisa alisa... nem precisam ter bebido, talvez freud explique...

Beijos

cris disse...

olá Sarah. O alcool fez vítimas na minha família... foi meio de fuga para alguns homens. Eu sou pouco forte com o alcool. Se beber duas cervejas, acabo a rir e a cantar. Ou então adormeço. Nunca tinha ouvido essa da aguardente eheheheh


beijocas larocas e bom fds

Anônimo disse...

Eu vim te avisar:

- Se prepare para o exterminio que tá chegando em menos de dois anos... se prepare! Quer saber como? clique no link e descubra:

Dois anos para o exterminio Mundial

Avise seus amigos, e proteja sua familia

Anônimo disse...

Amei seu blog... amei mesmo. E obrigada pela visita ao meu... Beijo!

Anônimo disse...

O alcolismo é tendência genética.Na minha família isso é bem claro.Alguns herdaram essa doença mas negaram isso a vida toda.Graças a Deus não herdei e nem meus filhos mas eu os alertei desde jovens para o perigo de tr no DNA algum gem destes.

Antonio Ximenes disse...

Sarah.

Não acredito no alcoolismo como uma tendência genética... mas desvirtuação comportamental.

Uma fraqueza... um conjunto de decisões equivocadas... que nos leva a entregar nossa vida aum copo cheio de paz etílica.

Não cabe a ninguém julgar... só compreender e ajudar.

Falo isso por ter tido um pai alcoólatra e ausente... que preferiu ser um reles bêbado a ser um bom pai.

Apesar de todas as chances que teve... não mudou.

Eu sou a prova de que esse problema não tem caráter genético.

Hoje meu pai está morto... levado pela paz etílica que escolheu.

Ele se tornou um exemplo de como "não" ser... e do que "não" fazer... que darei aos "meus" filhos.

Abração forte pra ti.

Ricardo Rayol disse...

sempre é bom alertar

Anônimo disse...

O fim vem chegando rápido.
Aquela história lá, é do século anterior e era baseado numa hipotética interpretação de um jovem pregador... o que fazemos é elucidar os eventos mundiais...

temos novidades... será que você vai suportar?

Mas, se você não suportar, Ela vai suportar, e este negócio de EU e ELA, é muito estranho hein?

Anônimo disse...

Sarah, falou tudo!
Tem gente que coloca filho no mundo para a escola educar.
Se todos tivessem a sua consciência...

Bjo

Anônimo disse...

querida, nós batemos certin! Gostei de você!

Marcelo Henrique Marques de Souza disse...

Todos temos nossa bebedeira.. uns vão pela cachaça, outros pelos livros, outros ainda pela televisão.. tudo pra escapar do que somos, ou seja, um vazio inadmissível.
Mas o alcoolismo realmente leva a diversos problemas, disso não há dúvida. Dignidade e cu de bêbado não têm dono ou essa desculpa da falta de lembrança é conversa? Já fiquei bêbado algumas poucas vezes, mas lembro bem do que fiz. Mas não passei dos limites, então não dá pra opinar..
beijão

Sarah Rubia Nunes disse...

Cris,
Perdi meu pai por conta do alcool embora nunca o tenha visto bebado, ele nunca conseguiu deixar de tomar seu vinho do porto pela manhã e a cerveja preta apos cada refeição, ele não podia tomar nem refrigerantes.
Eu gosto de vinhos, bons vinhos, mas vivo bem sem eles, e por conta do valor é preciso um bom motivo pra abrir uma garrafa.

Sarah,
que bom que gostou daqui, volte sempre!!!

Magui,
O alcoolismo em si não é genetico, e sim a predisposição a dependencias, li um livro recentemente sobre o assunto e amei, nem sempre a dependencia é do alcool, pode refletir em relacionamentos, manias, ou outro fator qualquer, muitas mulheres criadas em lares confusos pelo alcoolismo tendem a se viciar em relacionamentos ruins e por ai vai...

Antonio,
Como eu disse no final do texto não é contagioso é contagiante, tudo depende que quanto se foi afetado.
mas está certo em ter como exemplo e passar aos seus filhos do que não ser ou fazer, é a unica certeza que se tem, de que aquele foi um caminho errado.

Rayol,
As veezs me vejo como uma carta fora baralho, me preocupando com questões que ninguém mais se preocupa.

Paolinha,
Que bom que voltou, mesmo que só para comentar!!!
Vejo a luta dos profissionais que trabalham com meus filhos, como se já não bastasse a dificuldade de ensinar o esssencial didaticamente, alguns ainda tem que educar para então poder ensinar.

Sensibilidade,
Gostar de mim é a coisa mais facil do mundo, acho que sou tão transparente que não deixo duvidas da minha personalidade, agora, quero ver conseguir conviver com minha sinceridade!!!!!!

Esquece esse negocio de fim do mundo, até lá tem muita coisa pra ser feita, de que adiantar se preparar o tal, se não vamos poder mudar nada, eu me preparo pra sobreviver, pra morrer não precisa de preparo, até por que pelo que escreve todos vão morrer, então que eu morra feliz!!!!

Marcelo,
é por aí, as pessoas estão vazias, totalmente vazias, e preenchem com a opinião alheia, os padrões alheios, dificil encontrar alguém que pensa, aqui no meu espaço, reuno pessoas que pensam por si , mesmo que não concordem com o que eu escreva, serão pessoas que defenderão o que realmente acreditam, por que pensaram e chegaram a alguma conclusão.

Também já tomei meus pileques e nunca consegui ir além dos meus principios.

Mas já reparou que eles só esquecem o lado feio da bebedeira????


Beijos a todos

Miss Mallaguetta disse...

Olá!

Desculpe ter te add sem sua permissão, achei que não teria problema...
Achei seu blog iraado, demaiss...

Enfim,
Coloquei um link lá no meu com meu e-mail, qualquer produto que quiser comprar ou encomendar entre em contato pelo e-mail, derrepende goste de algum modelo mais não goste da cor, ai faço pra vc da cor que preferir... enfim...DO SEU JEITO!

Faço de tudo um pouco, bolsas, cartucheiras, porta-níquel... etc!

Moro no Rio...

Beijos e obrigada pela atenção

Marcelo Henrique Marques de Souza disse...

É uma grande verdade...