segunda-feira, 12 de maio de 2008

Amigo de verdade não dá pra esquecer!


As vezes paro e me pergunto se as pessoas ainda conseguem ver o outro como semelhante.
Ninguém mais se importa com os sentimentos de ninguém, não se cria mais laços afetivos que valham a pena, daqueles que nada se quer em troca, o que vale é o que se pode receber, amizade hoje tem valor.
Tem gente que diz que sou cruel, sou mesmo, sou cruel com quem não vê uma criança como deve ser vista, com que não tem humildade, com quem debocha de um bom sentimento que lhe foi oferecido e com quem coloca valor em tudo inclusive nos próprios sentimentos, desses jamais me penalizo.

Aí você ouve falar que um amigo lá da adolescência esta passando por problemas e pensa:
"não tenho nada haver com fulano, o que me interessa seus problemas, alguém vai ajudar."
Segue sua vida egoísta, acreditando que alguém mais próximo vai ajudar.
Mais na frente você ouve novamente a historia e alguém diz:
"Fulano procurou isso, ele que se vire."
Não é assim mesmo que funciona, se for assim, deixamos de ser seres humanos, até os animais se ajudam por identificação de raça.
Por experiência própria, é tão gratificante ser útil ao próximo, é tão gratificante pegar ao menos o telefone e dizer:
"-Fulano, soube do seu problema, não quero te julgar, quero te ajudar."
Com toda garantia, alguém saber que lá traz, há alguns anos toda aquela amizade valeu a pena, que apesar de caminhos diferentes, não foi esquecido, dá uma certa força pra lutar por algo melhor, levanta a auto-estima.
Ninguém se destroi por que quer, tem alguns que não possuem humildade suficiente pra receber ajuda, preferem a mola do fundo do poço, esse não é amigo, quer e gosta de correr riscos, nem sempre tem uma mola, pode ser que tenha lodo. Mas meu pai me ensinou essa lição, em uma frase, como proceder no mar e na vida:
"_Nunca tente salvar quem teima em nadar contra a maré!!".

Sou uma pessoa abençoada, pelo menos assim me sinto, por ainda me importar com meu semelhante, por conseguir construir laços de amizade, por ser amiga só por ser, sem julgamentos.
Afinal não sou melhor que ninguém, SER DIFERENTE É NORMAL!

Boa semana!!!!



"Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos.

Um amigo não empresta apenas a prancha. Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta.

Um amigo não recomenda apenas um disco. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país.

Um amigo não dá carona apenas pra festa. Te leva pro mundo dele, e topa conhecer o teu.

Um amigo não passa apenas cola. Passa contigo um aperto, passa junto o reveillon.

Um amigo não caminha apenas no shopping. Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado.

Um amigo não segura a barra, apenas. Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador. "
Martha Medeiros

7 comentários:

Anônimo disse...

Atualmente o que tenho mais ouvido é:

- Vou deixar de ser bonzinho!
- É melhor ser leão um dia do que ser carneiro a vida inteira.

Esse mundo tá mesmo virado, e estamos cansados de sermos bonzinhos o tempo todo!

Anônimo disse...

É, concordo com tudo que você escreveu.
Ultimamente só tenho conhecido homens que não querem somente ser amigos. Odeio!

Adorei o texto em especial a frase da Martha Medeiros.

Beijão,
Paola.

Antonio Ximenes disse...

Sarah.

Eu passei a ser exigente com as amizades.

Por causa disso... hoje... o meu círculo social consiste em incontáveis "conhecidos"... e dois ou três amigos de verdade.

Não tenho tolerância para suportar a "indiferença" de alguns... a hipocrisia... a demagogia de outros.

Sempre procurei me relacionar com aquelas pessoas que possuem a mesma visão de amizade que cultuo.

Sou ingênuo involuntariamente... pois acredito no jeito antigo e honrado de "ser amigo".

Abração procê.

P.S.: Eu já me considero teu amigo... rs.

Marcelo Henrique Marques de Souza disse...

Amizade hoje tem valor é uma das grandes verdades do mundo atual. Ela implica um plhar muito atento com o próprio ego, porque o ser humano tem a mania de querer moldar os outros ao menor sinal de simpatia. O ego é fod...
Escrevi um texto outro dia sobre o assunto, porque tive uma decepção nesse ponto, recentemente.. mas é assim.. Amigo vale muito; E é sempre um "até quando?".. Alguns permanecem, mesmo e apesar de si mesmos. Mas a maioria perde a batalha..
Beijão

Sarah Rubia Nunes disse...

Adão,
Não me canso de ser boa, mas sei matar um leão como ninguém, meus irmãos sempre usam um termo pra me descrever quando alguém acaba de me conhecer e me eleogia: "Ela é realmente muito boa pessoa e sabe ser amiga, mas te aviso, se vacilar ela vira o bicho".
Mas não viro o bicho, só deleto da minha vida.

Paola,
Ta dificil mesmo manter amizade principalmente com os homens, mas tenho bons amigos homens, e não são gays!!!!

Antonio,
a maioria dos meus amigos vem desde a infancia, tenho poucos adquiridos depois da maior idade civil, também sou meio ingenua não sei ser meia amiga, ou sou amiga ou apenas colega.

Também te considero um amigo, torço por você.

Marcelo,
teve uma epoca em que minha casa casa vivia repleta de pessoas, sempre aparecia um "amigo novo", festas, passeios. Bastou eu dizer não a um deles para assuntos relacionados a dinheiro, e o grupo se reduziu a menos da metade, se achei ruim???? Claro que não, detesto sangue-suga.
Mas prezo muito todas as minhas amizades, e me dou as que acredito.
Quero um amigo pelo que ele é e não pelo que eu quero que ele se torne, não pela minha capacidade de manipulação sobre ele.
Manipular os outros para acalentar o EGO é tão ruim, quando acaba, você não sabe quem é o outro, e pior nem saber quem é você naquele relacionamento.
é bom dar conselhos, é bom saber que alguém te aconselha de maneira desinteressada, mas é péssimo ter amizades por outro motivo que não seja o sentimento mutuo de companherismo.


Beijos

Marcelo Henrique Marques de Souza disse...

Falou e disse. Amizade é isso. O resto é interesse mascarado.
Beijão

cris disse...

Falta-me aprender a virar bicho, acredita? Boa demais é bobona. É assim que cham aí? Estou a aprender que nem todos são verdadeiros amigos... e às vezes dói como tudo!


Beijocas