terça-feira, 28 de abril de 2009

Endemias, epidemias e pandemias- update


Diante de alguns alarmes da ANVISA e OMS, eu fico me perguntando como é a saúde de quem morre num desses "tiques de vendagem farmacologica". (rsrsrsrs, eu devo ser maluca mesmo)
Temos números alarmantes sobre a AIDS, se essa não for a maior das pandemias não sei do que se trata a gripe suína.


O problema é que não pega pelo ar? Mas os números continuarão aumentando e MATANDO.

O que disse a OMS hoje a respeito das vitimas fatais:
"O vírus tem causado principalmente sintomas menos importantes nos países com infecções confirmadas fora do México, e o surto permanece minúsculo se comparado a outras epidemias como malária, hepatite, cólera e meningite.

No entanto, à medida que continua sua disseminação, epidemiologistas preocupam-se com a possibilidade de a gripe suína ter um impacto devastador sobre as pessoas cujo sistema imunológico esteja debilitado em razão do vírus da Aids ou de outras doenças.

O porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS) Gregory Hartl disse que adultos que sofreram pneumonia severa e morreram por causa do vírus no México poderão na verdade ser classificadas dentro dessa categoria.

"É uma questão sobre a qual muitos de nossos cientistas estão se debruçando", disse Hartl a jornalistas em Genebra na terça-feira, ao ser questionado sobre por que as mortes até o momento se concentraram no México.

"Talvez as pessoas estivessem infectadas com outras doenças também, o que tornou a doença delas mais grave. Talvez elas estivessem imunologicamente deprimidas", disse ele."

Globo online em 29/04/2009 as 15h49m


E concluindo, ninguém pode garantir a letalidade do virus, ainda não entendi porque tanto alarde.

Quantas pessoas você conhece que acreditou ter uma gripe e só procurou um medico quando a pneumonia se tornou aguda?

O ser humano precisa começar a pensar.

3 comentários:

Anônimo disse...

:( Eu penso que viveremos momentos de terror ainda.
E ainda acho que a maior peste está por vir, a invisivel.

Murdock disse...

Pois é, mas, por não pegar pelo ar, ela não é tão perigosa assim... Admitamos, quem quiser não pega AIDS, mas doença pelo ar é outra coisa...

eu e ela disse...

o problema não é a doença, é a letalidade dela, com esses numeros sobre a aids eu pensei, quantas pessoas que morrem nessas epidemias são portadoras do virus hiv? quantas pessoas tem algum tipo de imunodeficiencia? quantas pessoas tem algum tipo de deficiencia pulmonar que pode vir a falecer a partir de uma gripe?
Quantas certidões de obitos são alterados de acordo com o interesse de quem declara? quantos familiares contestam atestados de obito? O obito de um soro positivo não tem como causa da morte AIDS, sempre é alguma outra doença.