segunda-feira, 25 de maio de 2009

Educando para o mundo.



Em eventos infantis, não é difícil ver um pai frustrado quando compara seu filho a outra criança.
Eu não costumo comparar meus filhos, cada criança é diferente uma da outra, tem historias, capacidades e preferencias diferentes.
Mas acredito que quando educamos um filho para o mundo a capacidade dele de se adaptar a outras situações seja bem maior. O que não acontece quando educamos para "mostrar ao mundo".
Eu procuro sempre estar apresentando coisas novas, ampliando o conhecimento dos meus filhos, mas estou sempre deixando-os a vontade para se superem ou não, mas nunca segundo as minhas expectativas.
Eu fico puta da vida quando encontro um pai que quer se realizar as custas do filho, geralmente é possível notar a angustia e frustração no rosto da criança.
Não sei se meu método é o correto para a educação, mas só tenho tido orgulho, não quero que eles superem as minhas expectativas, quero que eles se superem e aprendam a se adaptar rápido as situações do dia a dia.
Ontem o Igor foi a primeira vez num kartodromo, nunca tinha pego uma direção automobilística antes, a não ser em games. Me assustou um pouco, mas ele queria, fazer o que? Assim que ele entrou na pista com outros dois meninos mais experientes, um pai começou a gritar e sinalizar para o filho "mandar ver", e la foi o aprendiz, começou a dar manobras arriscadas, bater nos karts adversários e dominar a pista com toda a agressividade que lhe foi passada, não demorou para o pilotinho ser advertido, nesse meio tempo os outros dois, incluindo meu filho estavam se adaptando a pista e ao kart, o tal pilotinho não sabia muito de direção, sabia de manobras arriscadas, o rendimento dele foi catastrófico e pai revoltadamente silenciado, e Eu antes preocupada, agora orgulhosa com o rendimento do meu filho que pela primeira vez pilotava um kart, ele é o carro nº5 do vídeo, o guri leva jeito para direção.
Bom, o pai que queria mostrar para os outros as proezas do filho, ficou lá reclamando do tempo, que o filho ficou mais parado que correndo, que o rapaz não colocava ele de volta na pista com rapidez, o que todo pai frustrado faz.
Não entendi porque o papai revoltado não entrou na pista para adultos....

Eu? Orgulhosa, só queria que meu filho se divertisse um pouco, mas ele se superou, aprendeu rápido sobre aceleração, curvas e direção.


Preciso de mais o que? Ganhei a semana!!!!!!

Alguns pais precisam entender que os filhos não são extensão de suas vidas, estamos aqui para prepara-los para o mundo e não para mostrar ao mundo que eles fazem o que não fomos capazes de fazer.
Dar oportunidades que não tivemos é diferente de exigir resultados que não obtivemos.

3 comentários:

Abb disse...

Só dando uma gargalhada e um parabéns para o seu "muleque"!

Anônimo disse...

Sera que vai?

Anônimo disse...

Nem mais, mamãe! Assim é que se fala... cof cof... faço o mesmo com a minha. No bowling a gente bate palmas e salta mesmo que nunca acerte... e a coisa gira é vê-la a acertar e eu a deitar a bola para trás... que se dane Nunca ensinei a competir... não gosto. Competição gera abuso, malvadez, malicia e mal a gente se distrai puxam o tapete. Como tenho disso na chefia com quem trabalho, nao quero isso na paz de casa. E ensino a ver, tal como você, querida. A gente é muito mais feliz e coerente mostrando as opções do que impimgindo pontos de vista, né? beijocas e desculpe a ausência... estou a organizar-me.... acho eu... ahahahah


Cris das Pérolas