quinta-feira, 4 de junho de 2009

Efeito Dominó

Nos últimos o que mais tenho feito é analisar pessoas, famílias, determinar prioridades que atendam as necessidades de aprendizado digital dessas pessoas.
Avalio o nível de instrução escolar, renda familiar e a necessidade da Inclusão digital, depois distribuo em turmas de acordo com as necessidades, eu preferi trabalhar com crianças, adolescentes e a 3ªidade.
Na primeira aula apliquei uma avaliação de conhecimento, isso incluiu, ler e escrever com autonomia, como lida com os números e o raciocínio lógico.
Com a turma da 3ª idade, foi mais ou menos como eu esperava, até me surpreendi algumas vezes, por exemplo, um aluno semi analfabeto digitar muito mais rápido o texto que lhe dou para copiar(depois leio o texto, como no processo de alfabetização) do que alguns alfabetizados que leem e escrevem com autonomia.
Mas o que me assustou mesmo foi a turma de crianças que cursam entre o 3º e 5º ano do ensino fundamental, eu sabia que o ensino publico ia mal das pernas, mas não imagina que ia tão mal.
Quando você vê um aluno do 4º ano que em breve vai aprender equações fazendo operações básicas de matemática contando dedos, sem o mínimo conhecimento de história e sem nenhum raciocínio lógico, é assustador.
Conversando com algumas mães, ouvi diversas reclamações e lamentações, uma me disse:
-Eu não posso pagar um colégio particular, mas faço um esforço e pago uma explicadora pra ele aprender o que não ensinam na escola.
Outra:
-Todo final de semana eu tiro um tempo pra ensinar ao meu filho o pouco que sei.
Uma outra:
- Não sei se o que minha filha aprende é pouco para a serie que ela está.
Diante das declarações perguntei se elas não reclamavam ou indagavam as professoras:
- Reclamar vai adiantar? Foi a resposta que ouvi.

Estamos num efeito dominó de decadência educacional, a cada nova geração diminui significativamente o nível de acesso a informação, cultura, e principalmente conhecimentos dos direitos que garantem o desenvolvimento e bem estar de uma sociedade.
A primeira vista parece até que é algo meio proposital, quando menos sabe um cidadão menos é capaz de exigir seus direitos e fazer a escolha certa nas urnas, está mais propenso a manipulação.
Mas não acredito que seja assim.
O que será da geração de jovens que concluem o ensino médio como analfabetos funcionais (leem, escrevem, mas não entendem o que leem)? Que tipo de informação os filhos desses jovens receberão e passarão aos seus filhos?
Alguns jovens brilhantemente conseguem superar a desinformação, são os que tem sonhos, nascem com eles, nascem com fome de aprendizado, mas existe o processo de seleção natural, acontece desde a fecundação, só os fortes chegam lá.
E existem dois tipos de força, a natural, que por vezes é aniquilada pelo meio em que se vive(maus tratos, opressão, desigualde social, etc...) e adquirida que também sofre influencia do meio(afeto, estimulo, informação, inclusão social, etc...) e se desenvolve.
Precisamos parar esse efeito dominó, e rápido, parece que não, mas ele afeta todo o futuro de uma nação. Os que dependem da força adquirida precisam de ajuda!
"Educação de qualidade é um direito de todos"

Agora preciso aprender a separar as emoções dos meus objetivos, mas como?
Preciso urgente de um Assistente Social Voluntário!!!!!!!

2 comentários:

Magui disse...

Sempre foi assim.Transmitir noções não é fácil, é preciso ter muita paciência.Se fosse fácil aprender não tinha tanta gente semi analfabeta ou que desiste de estudar.A civilização, talvez exija mais do que o ser humano possa dar.

Lugirão disse...

Educação deveria ser um direito de todos, mas a realidade é outra, crianças passam de uma série para outra sem sequer saberem ler, e alguns professores não sabem muito, escrevem errado, são ignorantes mesmo.

Muito teria que ser investido em educação nesse país, mas não acredito que isso aconteça , infelizmente.