domingo, 8 de novembro de 2009

Dia Mundial do Diabetes.

"Os círculos estão sempre presentes na natureza e têm sido usados como símbolo desde os primórdios da civilização. O significado do círculo é extremamente positivo. Em várias culturas, simboliza a vida, a mãe terra e a saúde. Nesta campanha, ele simboliza a união. A comunidade global de diabetes se juntou para dar apoio à Resolução das Nações Unidas sobre Diabetes. Nossas forças unidas foram a chave para fazer essa campanha tão especial.
O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países. É a única entidade que pôde apelar aos governos de todos os lugares que era hora de reverter a epidemia global de diabetes, que ameaça o avanço econômico e que causa tanto sofrimento."

A ausencia foi longa, mas foi impossivel ser diferente. O importante é que estou por aqui de novo.
Quero agradecer a todos pelo apoio no texto anterior.

Minha rotina não tem sido muito facil, mas estamos todos bem, principalmente o Igor que ja aprendeu a tentar manipulação com seus niveis de glicose, se está tudo dentro da normalidade, lá vem ele:
-Mãe, estou otimo, mereço um chocolate!!!!
Logico que sem açucar, mesmo assim requer controle, tudo que tem carboidratos e gordura deve ser controlado, graças a Deus existe a Nestlé.
A minha grande dificuldade ainda é com o sono, sou dorminhoca, não que goste de dormir muito, mas de dormir tarde e acordar tarde, o que agora é impossivel, as 7 tenho que estar com glicosimetro, insulina e o café da manhã do Igor pronto, mesmo acordando cedo quem disse que o sono vem antes da meia noite???
Mas olhando todo o quadro que vivo atualmente só tenho a agradecer a Deus, os males não se tornam menores porque existem piores, mas por ter a oportunidade de amenizar o impacto da doença na vida do meu filho o que infelizmente não é possivel a todos os pais de crianças diabeticas.
Outro dia, com meu excesso de controle, resolvi colocar na ponta do lápis as mudanças economicas depois do Diabetes, não é de assustar mais é preocupante.
Digamos que a boa alimentação, um bom controle glicemico (minimo de 5 medidas diarias mais antes e após exercicios fisicos, ele voltou ao jiu-jitsu), e insulinas que estabilizem a glicose sem muitos altos e baixos custam mensalmente uma parcela de um financiamento de um carro popular 0km.
Levando em conta que é uma despesa vitalicia que tende a aumentar, preocupa.
O que mudou:
Antes 1 fruta por dia, agora são 3 e é necessario variar (o preço da fruta está um absurdo).
Antes qualquer carne era bem aceita, ensopados, refogados, agora somente carnes que possam ser grelhadas, usamos o minimo de gordura possivel.
Antes o lanche da escola era um suco de caixinha (R$ 0,70) e um biscoito qualquer(R$ 1,50), agora, Iogurte sem açucar (R$ 1,55) um bolinho sem açucar (R$ 2,25) ou um pequena quantidade de biscoito normal ( 7 biscoitos de maisena, 3 torradas, 3 cookies integrais, etc...) que não o satisfaz.
Hoje a alimentação é voltada para a necessidade dele comer toda a quantidade colocada no prato (quantidade de carboidratos insuficiente pode levar a hipoglicemia), principalmente o legume e a verdura, havendo então a necessidade de variedades e não vendo sentido em ter uma alimentação diferente do resto da familia, todos nós nos beneficiamos com o cardapio saudavel do Igor, em todas as refeições, uma porção de verdura, uma de legumes e outra de proteina (carne frango ou peixe) e comer bem sai caro, o que é saudavel é caro, não que comessemos mal, mas tudo era na medida do possivel, hoje é uma obrigação.

Outro dia li um artigo que relaciona as sequelas do Diabetes a pobreza, fico imaginando como deve ser controlar o diabetes sem dinheiro. Não controla!!!!

Entramos com um processo contra o Estado e o Municipio, ainda aguardando julgamento, mas ja amenizamos as despesas em 300,00, recebemos 150 fitas para exames por mês(são 3 potes com 50 tiras), não é o suficiente mas alivia.
Igor, depois de ler alguns papéis sobre o processo:
-Mãe eu estou sendo porcessado?
-Não, você está processando o Estado e o Municipio, pra receber tudo o que você precisa pra controlar a glicose.
-Porque você não compra?
-Porque é lei, é obrigação do Estado te fornecer.
-Então vou processar meu pai.
-Porque?
-Eu preciso de um Nintendo DS.
Desde então, é um tal de processar daqui, outro processo dali.
O que importa é que estamos felizes, vivendo um dia de cada vez sem hiper ou hipoglicemia.
Dessa vez não demoro a voltar, me acostumando com a rotina, tem sobrado um tempinho.

9 comentários:

Adao Braga disse...

Pela imagem, parece-me que tanto aqui em casa, quanto ai, é comum, praxe, e regra:

- Almoço e jantar, poe-se a mesa.

Quanto ao chocolate, nós resolvemos a questão para Pedro Henrique, com a Nestle... ela nos enviou produtos para ele e soubemos quais podemos comprar.

A rotina, humm! A nossa rotina, parece muito semelhante.

O prato dele? Bem o prato dele, deveria ser também para PH, mas, quem disse que ele gosta do que está neste prato. Isto é complicado para nós.

Quanto aos processos! Até hoje, nunca tivemos resposta do que colocamos sobre a escola no ano passado. Promotor aqui, só de vez em quando. Estou pensando na próxima viagem para Salvador procurar a promotoria lá de SSA.

No resto as mesmas dificuldades. PH come às 7:30 todos os dias. Granola. Fruta. Leite. Não qualquer leite. ADES ou NESTLE. As frutas estão mesmo caras. PH tem que comer fruta às 10:00 e as 15:00

Nossa rotina está muito parecida. Me fez lembrar um texto bíblico, mas, não o citarei.

thinker disse...

"-Então vou processar meu pai.
-Porque?
-Eu preciso de um Nintendo DS."

É nessas outras alegrias que você deve se prender...

Nos pensamentos de uma criança.

IARA ALENCAR disse...

Criatura Iara vai ser ruim com Sara.

Pensa, ja imaginou se ele tivesse um cancer e nao tivesse cura, tudo que voce poderia ter agora seria uma esperança?

Já pensou se voce tivesse em Palmas??
Pra tu ter ideia, um pacote desses de bolacha agua e sal, dessas mais baratas que vem 6 pacotes dentro custa 6,79.
Maçã, uva?? nem me lembro mais a ultima vez que comi...mui caro. A uva custa 6,50 da mais barata, isso de promoção, banana maçã tá caara!!!!
Há dois anos eu recebia o equivalente a 4 salarios minimos, hoje isso virou 2,5. :(

Sarah Rubia Nunes disse...

Adão,
Uma vez li um estudo sobre o desenvolvimento infantil, crianças que sentam a mesa com os pais tem um vocabulario mais rico, tem mais conhecimento cultural.
Na rotina são muitos os detalhes que não podem passar em branco, sem contar que ainda precisamos anotar tudo que o Igor come, assim como os valores glicemicos.


Rodrigo,
Eu vivo cada momento intensamente, e você não tem noção de como ele é alegre, ele transmite alegria no olhar, é daí que tiro minhas forças.
Obrigado pela visita, e fiquei feliz em saber que acompanhava meu blog ha algum tempo.

Iara,
Sarah vai ser cruel com você.
Ja pensamos sim, antes do Diabetes aparecer investigavamos Linfoma, o mal que hoje acomete o filho do nosso amigo Adão, não comparo o meu sofrimento com o dele, são diferentes mas nenhum é maior ou menor que o outro, ambos queremos a saude de nossos filhos, ambos desejamos ter uma noite de sono profundo e tranquilo, ambos queremos que nossos filhos vivam cada etapa da vida que nós ja vivemos.
Se eu vivesse em Palmas com certeza algum jeito eu daria pra mudar a minha realidade, aqui os valores são os mesmos, mas a minha opção é pelo melhor, o melhor leite, o melhor iogurte, aí ainda tem banana maçã?? meu filhos nunca comeram porque aqui não tem para vender, o progresso acabou com elas, pagaria 10,00 numa duzia só para ver meus filhos experimentarem.
Quanto a salario, não é só em Palmas, é no Mundo inteiro, o mesmo serviço que antes podia cobrar 150,00 se hoje eu cobrar 50,00 fico na mão, aqui em cada esquina tem alguém da area de informatica, não mudei de area, mas mudei o metodo de trabalho.
O diabetes não é melhor nem pior que o cancer, eu convivo e vou conviver o resto da vida com multiplas possibilidades, 30 minutos de brincadeira intensa sem controle adequado pode levar meu filho ao coma, daqui a cinco anos começam as investigações de sequelas que incluem cegueira, amputação de membros, doenças renais.
Aí eu te pergunto, você é saudavel e reclama da vida, imagine se na infancia tive sido diagnosticada com diabetes, seus pais não cuidassem de você como deve e hoje não tivesse as pernas nem a visão????
a diferença entre as pessoas é justamente essa, algumas acomodam-se, outras lenvantam-se e mudam a propria realidade.

Beijinhos

IARA ALENCAR disse...

Post de sara dá ideia pra iara escrever um post. :D
pera ai.

Lugirão disse...

Não deve ser fácil conviver com o diabetes, e para uma criança então... mas tudo tem o lado positivo, ele vai aprender a se alimentar corretamente desde cedo, se ele fosse adulto, com certeza seria mais dificil controlar alimenação e tudo mais.

Tenho um filho que tem asma, quando criança descobrimos que corante vermelho desencadeava crises, você não tem noção da quantidade de coisas que tem corante vermelho, inclusive medicamentos.

Ele ia as festas e não comia docinhos, salsicha nada que tivesse a cor vermelha e bala , chiclete, só se fosse branco, e ele fazia o controle direitinho, isso com 5 ,6 anos...

Acredito que vai acontecer o mesmo com seu filho, ele vai se adptar de tal maneira que nem perceberá que faz controle, passará a ser natural.

Já um adulto raramente consegue isso e só piora pela falta de controle.

E você ainda vai se sentir segura quanto a ele, embora demora um pouco ainda, com o tempo tudo entra nos eixos novamente.


Bjos

Nicole disse...

Foi bom mesmo te encontrar. Trocar figurinhas é uma delícia. A Vittoria vai começar a contagem de carboidratos em dezembro, marquei com a nutricionista. Até então já eram muitas as coisas a serem feitas e $$ pagas... só agora consigo pensar em sentar e escrever e calcular tudo o que ela come e decidir quantas unidades de insulida dar pra tantos g de carboidrato...
Aquele lanche que vc viu(leu), ela normalmente não come todo. Mandamos algumas opções pra ela poder escolher o que comer e não simplesmente abrir a lancheira e dizer..."ah, hj nao quero isso" ficar sem comer e ter uma crise de hipo séria como já teve. Hoje, prefiro que ela coma mais na escola e eu corrija a hiper em casa se necessário. Não sei se seu filho já teve alguma crise séria de hipo... é aterrorizante... fazemos qq negócio pra evitar e principalmente qdo não estamos junto pra socorrer.

Boa Sorte... e bola pra frente. Deixar de comer essas coisas horrorosas que todo mundo PODE COMER é bom demais... Doces, frituras, pães... não farão falta pra ele, nem pra gente.

Sobre as 3 frutas por dia... não precisa ser tão caxias.. e ainda mais diferentes umas das outras ???

Aqui, quando tem ela come, qdo não tem ela não come... e está super bem.

Vamos nos falando !?!

beijo

Sarah Rubia Nunes disse...

Lugirão,
Meu filho mais velho também era alergico a corantes, emulsificantes, conservantes, então ja estou acostumada a ler rotulos, o bom é que com a idade passa.
Mais o Igor leva numa boa, contando carboidratos ele pode comer de tudo (um pouco).

Nicole,
A contagem de carboidratos é tão necessaria quanto a insulina, O Igor teve crises de Hipo quando estava internado, foi horrivel dentro de um hospital e o medico dizer "Não sei o que está acontecendo com ele"(não havia a contagem de carboidratos) quando saimos a primeira coisa que fiz foi procurar um nutricionista, estamos com uma das melhores do Rio, ela faz parte da equipe Diabest, seguindo as orientações dela ele nunca mais teve nem hipo, nem hiper, raramente ele chega a 200, a glicosada dele está em 7.1 por conta de uma infecção viral.
Eu prefiro controlar com alimentação do que com insulina.
Carne pode faltar, legumes, verduras e frutas NÃO.
Não sei o peso de sua filha, nem qual a insulina de ação lenta que ela usa, mas se a glicose do Igor estiver em 318 como foi o caso de sua filha, ele tomaria as 3U de novorapid + o bólus.
O Igor tem consciencia de que se ele não comer passa mal, e se comer muito também, acho que desde ja ele tem que ter responsabilidades sobre seu tratamento.
Devido a alimentação, ele não tem precisado da insulina de ação rapida, nem do bolus, a Lantus tem dado conta da Glicose.
Ele é acompanhado pela equipe do Hospital Universitario e por uma endocrina e nutricionista particular, e é unanimidade frutas e legumes são indispensaveis para um bom controle.

Beijinhos

Mary disse...

Afe! Meu filho não tem diabétes..mas já cuidei muito de meu marido, andava feito louca pelas ruas para buscá-lo nas frequentes crises que tinha há alguns anos. É hipoglicêmcio, grau bem acentuado. Então, às vezes pode comer doces. O pesadelo acabou desde o momento em que utila a Lantus, o melhor presente que Deus podia ter me dado. Em 4 anos, nenhuma crise hipoglicêmica, pelo menos não de perder os sentidos na rua ou perder a sanidade, sim, ele entrava em confusão mental e para ajudá-lo era muito difícil. Respondia com agressãoe físicas por não reconhecer as pessoas. Anos de dura solidão. Beijos