sábado, 14 de novembro de 2009

Até quando seremos estatisticas????

kit obrigatório

Estou pensando seriamente em criar um outro espaço direcionado apenas ao assunto "diabetes", até porque não posso mais me dar ao luxo de ser Eu ou Ela, meus questionamentos pessoais deram espaço a outros assuntos.
Desde que o Igor foi diagnosticado, tenho pesquisado bastante sobre Diabetes, eu preciso conhecer ao máximo do que eu estou controlando. Mas em grande maioria dos artigos são relacionado a estatísticas, sempre fala-se de estimativas e percentagens.
Algumas me interessam porque me direcionam ao caminho certo, outras me assustam porque me dão uma prévia do futuro, outras garantem estamos dentro de algumas estatísticas negativas, tais como:
  • 86% dos pais brasileiros acham que o diabetes do filho teve um impacto no orçamento familiar.(Hoje antes de planejar uma viagem, ou comprar algo penso duas vezes em quanto aquele valor pode fazer falta ao tratamento)
  • 40% dos jovens faltam à escola, pelo menos uma vez por mês, por causa do diabetes.(irritabilidade ou preguiça podem ser um sintoma, se a Glicose está alterada o melhor é ficar em casa)
  • 80% dos pesquisados no Brasil sentem dificuldade de aceitar que a criança tenha uma doença crônica e deverá adaptar-se a uma rotina mais rígida. (o pai do Igor ainda não aceitou o diagnóstico, travou a mente e não quer saber de se informar mais sobre o assunto, nega terminantemente a realidade.)
  • 80% dos professores e coordenadores de escola entrevistados declararam que em suas escolas não há um profissional de saúde. (Embora o Colégio do Igor tenha se mostrado a disposição e todos ligados diretamente a Ele tenham recebido as orientações necessárias para agir em caso de Emergência, esta é uma realidade das escolas brasileiras)

Mas estamos fora dessas:

  • 20% dos entrevistados, os alunos não podem aplicar insulina em si mesmos. (O Igor não o faz por medida de segurança, e porque no horário de aula, so insulina de correção o que até hoje não foi necessário, mas se precisar sem problemas)
  • 12% das escolas os alunos não podem medir sua glicemia durante as aulas.(Isso deveria ser caracterizado como tentativa de homicídio, o Igor faz seus testes sob a monitoração da professora, que anota os resultados e horário na agenda.)
Fonte:
http://www.portaldiabetes.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=9013
http://www.saudelazer.com/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=4377


Tenho feito o possível e o impossível para manter o controle do diabetes, hoje é dia de comprar insulina, domingo as lojas voltadas para diabéticos não abrem, e a que o Igor usa não vende em farmácia, segunda as 7 da manhã ele tem que estar recebendo a dose certa:
-Tem que comprar insulina.
-Qual?
-Lantus.
-Quanto custa?
-87 reais.
-Toma o dinheiro.
-Você vai passar na porta da loja!!!
-Não vou comprar nada, não quero saber de nada, o dinheiro está aí, vai lá e compra!!!

E hoje é o Dia Mundial do Diabetes....
Pelo menos temos dinheiro para o tratamento clínico, os aspectos psicológicos??? Eu sirvo de paredão para que não chegue até ele, e vamos contornando...
E é assim, um dia estou muito feliz, outros muito sozinha, e em outros buscando forças no infinito para não fraquejar.

11 comentários:

Juℓi Ribeiro disse...

Adorei o seu texto!
Seu blog continua maravilhoso.

Muitos pais que tem filhos diabéticos gostariam de ter mais informações sobre o assunto.
Porque você não faz um blog
direcionado para este assunto?
Um abração.
Beijo.

Nicole disse...

O que é o bólus que vc fala ? Aqui nunca ninguem comentou nada sobre isso comigo, nem médico, nem nutricionista.
Pelo que ví, o Igor é diabético desde agosto, é isso ?? Minha filha começou tomando NPH 14U de manhã e 5 a noite e Humalog quando estivesse com a glicemia alta... passaram dois meses ou mais, as quantidades foram diminuindo a ponto delas usar APENAS 5U da NPH pela manhã... é a famosa LUA DE MEL... a hemoglobina glicosilada dela ficou em 6% .... mas esse tão sonhado e adorado período passou... hoje ela é super resistente... usa a levemir que é lenta também a noite pq a glicemia dela sobe enquanto dorme mesmo num longo período sem comer...

Eu tive mta dificuldade pra encontrar médico aqui.. passei por 3.. e só agora achei um fantástico...

Sempre controlei os carboidratos da Vittoria, ela não come que nem louca... sempre tem legumes, verduras e frutas..... mas eu nao faço disso também um ritual insano... existem momentos que simplesmente NÃO Dà...

boa sorte na sua jornada... vejo mta coisa legal sobre diabetes acontecendo no Rio de Janeiro !!!

E outra coisa que aprendi é que muita gente diz muita coisa. Cada um tem um tipo de tratamento, cada médico diz uma coisa... e eu faço o que eu vejo que é melhor PRA MINHA FILHA... pq as pessoas são diferentes, as necessidades são diferentes.... então o que funciona pra uns, não necessariamente funciona pra outros... Confie no seu médico e na sua nutricionista e mande bala...

ABB disse...

Neste aspecto pelo que sei nossa condição é diferente da sua. Existe tantos organismos sobre LINFOMA, cânceres e cada dia aparece mais.

Só a ABRALE é uma grande ajuda. A ONCOGUIA outra maravilha.

A saúde do Brasil e no mundo é para quem pode, não para quem necessita.

Se eu encontrar algo relacionado a seu caso te envio! Avante amiga, avante!

Dê um beijo em Igor por mim!

Nicole disse...

... mais um pouquinho ! Qdo for demais avise...

O seu marido está negando... isso acontece com muita gente, porém, pra negar algo, temos q pensar nele, né... lembrar que esse algo existe. O pai das minhas filhas nem lembra q a mais velha é diabética. Qdo as visita e saem pra comer pede sobremesas absurdas, deu 3 ovos na páscoa... é inacreditável...

E sobre o psicológico... já tá conversando com alguém ? Êu falo terapia desde Janeiro, 1x por mês minhas filhas vão junto. A Vivi está na psicopedagoga e sua auto-estima, confiança melhorou demais, na escola, nas relaçãoes com os colegas, em casa com os familiares, com estranhos, com seus mesmo... faz mto bem.

Estive num grupo da ADJ pra crianças diabeticas e seus pais e irmão, de 3 a 6 anos e foi mto interessante conversar com outras pessoas, as crianças conhecerem outras crianças diabéticas e falarem sobre o q podem e não podem comer... acho q isso as ajuda, conforta... apesar de inevitavelmente surgirem aquelas perguntas de apertar o coração..."Mãe, vou ter diabetes pra sempre?" .." Será q um dia eu não vou precisar mais de insulina?"...

Enfim...

Teresa Bujokas Nunes disse...

Oi Sarah,
Muito obrigada pela sua visita ao meu blog! Vim aqui conhecer o seu e achei muito legal.
Eu não sou mãe, mas sou "filha" diabética tipo 1 há 26 anos e como eu me identifiquei com tudo que você escreveu!!!!!
As lutas, o processo de aceitação, a grana que vai para me manter saudável, o apoio da família que é fundamental, eu entendo cada letra do que está escrito aqui. Quero te deixar uma palavra de apoio para que o Igor te diga um dia o mesmo que eu digo para a minha mãe:
"Mãe!!!!!!!!! Obrigada!!!!!!!! Obrigada por me ensinar como ser saudável!!!!!! Obrigada por me ensinar a não viver como vítima!!!!! Obrigada por me ensinar a persistir, a ser constante, mesmo quando eu não estou nenhum pouco afim!!! Obrigada por me ensinar como ser responsável!!!" A lista continua, mas o que eu quero te dizer é que todo o seu esforço vale a pena. O preço (não só financeiro) é alto, mas é a garantia que o teu filho terá a chance de ter um futuro maravilhoso, como qualquer um.
Quero te dizer também que falar sobre as suas lutas no mundo virtual é valioso. Eu encontrei muitas pessoas que passam por tudo que eu passo e que a gente se apoia, a gente se ajuda a andar com a cabeça erguida. Eu acho tão engraçado se relacionar apenas virtualmente,mas vale muito a pena!! Você não está sozinha!! Tem muita gente por aqui que entende cada vírgula que você escreve, assim como eu!!!

Bjs

thinker disse...

E nós estamos aqui, para lhe apoiar...

Anônimo disse...

Olá Sarah,
obrigada pela visita ao meu blog. Estou só começando com o blog, mas espero poder ajudar o qt vc precisar e quero contar com sua ajuda tbm.
Bjinhos

Carla e Mary disse...

Oi, querida.. meu marido é diabético, desde os 3 anos de idade. Ás vezes fácil, outras difíceis. Mas vamos com fé. Beijos.

Lugirão disse...

Oi, vim te te desejar um Feliz Ano Novo, que 2010 seja um bom ano para você e sua familia.

Sei que 2009 foi um ano difícil, mas 2010 vai ser bem melhor, com certeza, tudo vai entrar nos eixos novamente, com uma nova realidade, mas tudo no devido lugar.

Beijão

SHEILA disse...

Querida Sarah, Igor é um rapaz de sorte. Tem uma mãe muito interligente, sensível e que sabe expor o que sente frente a uma situação que muitas vezes não existem palavras para explicar. Sou jornalista, diabética desde os 15 e em 2010 completarei 40 anos. Dois filhos, um marido e muitas histórias pra contar. nada muito diferente do que cada diabético já viveu ou vive em seu estágio atual. Mas saber que tem mais gente passando por isso nos alivia e nos dá força. Depois visita meu blog: HISTÓRIAS DE HIPOGLICEMIA. E deixe um comentário para podermos nos apresentar. Aliás, vc é de onde?

Beijos em todos!

Autora de Sonhos disse...

Olá, sou de Portugal, sou diabética e a minha filhamais velha (5 anos) também tem diabetes.
Gostava que fosses visitar e comentar o meu recente blog...assimpodemos partilhar experiencias (tão dificieis) de controlar diabetes nas nossas crianças.

Beijinhos