segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Tudo era só um treinamento.


"Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo esse mal que lhe havia sucedido, vieram, cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, Bildade o suíta e Zofar o naamatita; pois tinham combinado para virem condoer-se dele e consolá-lo. E, levantando de longe os olhos e não o reconhecendo, choraram em alta voz; e, rasgando cada um o seu manto, lançaram pó para o ar sobre as suas cabeças. E ficaram sentados com ele na terra sete dias e sete noites; e nenhum deles lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande” (Jó 2:11-13).

"A prosperidade faz amigos.
A adversidade testa-os."


Agora é que a maternidade está começando de verdade.
Há pouco mais de um mês, no auge da felicidade, tomei uma rasteira da vida, e foi uma rasteira e tanto!!!

Ainda não me levantei, estou engatinhando, fazendo tudo o que é necessário, mas engatinhando.

A enurese noturna do meu filho parecia ser apenas resultado de estresse, até que em 1 dia e meio foi consumido um galão de 20 litros de agua mineral por uma criança de 7 anos e dois dias depois veio a cetoacidose.
Foram 3 dias de UTI, tudo aconteceu muito rápido, a ficha teve que cair pela sobrevivencia dele, a certeza veio com o primeiro teste de glicose, 580, Diabetes Tipo 1, as pernas bambearam, o coração apertou e as lágrimas rolaram e ainda rolam no silencio do meu quarto...
Mas Deus é grandioso demais, é inegável a existência dele no universo, no primeiro semestre nossa vida foi uma maravilha, no aniversário o Igor pediu uma viagem, acho que igual aquela não terá outra tão cedo, diversão pura, nenhum de nós queria sair da Fazenda. Era como se estivessemos sendo avisados o tempo todo, depois dele receber a faixa amarela no jiu jitsu, meu coração pedia para não leva-lo ao treino, nas semanas que antecederam a crise pior, eu não conseguia contraria-lo, bastava um "Eu não quero ir", meu coração pedia para não insistir.
Muitos não entendem, muitos criticam, muitos dizem que eu mimo demais meus filhos, mas aviso, a tendência agora é piorar, eu sigo meu instinto materno a risca.
Não me revoltei com Deus, embora meu coração fique partido e eu segure as lágrimas cada vez que ouço as perguntas: "Mãe, eu vou ter que tomar insulina o resto vida?", "Eu vou ter que comer de 3 em 3 horas o resto da vida?", "Porque que tenho que comer tudo?", "Eu não posso nem andar de bicicleta o quanto eu quero?", "Porque eu não posso ir ao jiu jitsu?".
Não tenho pena do meu filho, e não vou aceitar que ninguém tenha, ele mesmo se sentiu mal depois de uma visita:
-Mãe sabe o que eu acho que é coitado?
-Não.
-Eu acho que coitado é uma pessoa triste, e eu não sou triste, eu sou feliz.
-Eu também acho isso, mas algumas pessoas confundem as palavras, não sabe o que significa e saem falando.
-Elas não estudaram?
-É mais ou menos isso.

Quando eu choro não é por pena, é pela saudade da liberdade.
A liberdade de correr sem se preocupar com hipoglicemia.
A liberdade de comer sem ter que contar carboidratos.
A liberdade de passear sem ter que carregar sempre insulina, glicosimetro, saches de glicose.
Eu choro com os SE.... da vida. É um erro!!!

Sei que as coisas chegarão ao mais próximo do normal possivel, ele voltará ao jiu jitsu, voltaremos com as viagens, mas algumas coisas não acontecerão mais, dormir na casa de amigos por exemplo, só será possível quando ele tiver conhecimento total das reações físicas e de imediato ter autonomia para constatar e se medicar.
Graças a Deus, ele pode ter o melhor tratamento disponível, tem acesso a produtos alimentícios indicados que são em grande maioria mais caros que os convencionais e tem uma fome de vida e de felicidade de causar inveja a muitos adultos.

Hoje eu olho pra ele e analizando como ele reagiu e reage a tudo isso, não tenho mais paciência para ouvir ninguém a se lamentar da vida, principalmente aquelas pessoas que esperam de braços cruzados uma oportunidade ao sol, que reclamam de tudo, sem ter nada pra reclamar e sim a agradecer, que lamentam não ter dinheiro mas também não valorizam as coisas grandiosas da vida que não tem preço, um momento magico com um filho, um abraço, um eu te amo, uma caminhada num lugar bonito, a presença de alguém pelo simples fato de se estar perto de quem se ama.

Algumas coisas na vida não podem ser compradas elas só tem valor se forem doadas e incondicionalmente, algumas outras tornam o dinheiro um mero pedaço de papel, a cura do meu filho é uma delas, nem todo o dinheiro do mundo compraria, porque ela não existe. O tratamento dele é 60% cuidados, exercícios, vida regrada, amor, afeto, paz, 20% alimentação adequada e 20% medicação. Aí você me pergunta, mas se ele não vive bem sem a insulina por que o peso dela é só 20%? Uma criança com diabetes precisa dos 60% que eu citei, para que o restante do tratamento tenha boa aceitação e resultado.

Hoje, temos tudo que é necessário para que a chama da esperança de cura se mantenha acesa.

"-Mãe, eu já saí do hospital, já orei agradecendo a Deus por cuidar de mim, nós vamos orar por que agora?
- Vamos pedir a Deus, que ilumine um cientista e que ele encontre a cura pra diabetes tipo 1.
- Será que Ele vai me atender?
- Não sei, mas temos que tentar."

O texto inicial?????
Ahhhh.... é que os "amigos" sumiram, não sei se é medo de contrair diabetes (aviso que não pega), ou que eu esteja precisando de dinheiro, ou por puro egoismo mesmo...
Mas estou bem, muito bem!!! Nem de longe me sinto como Jó, mas ele realmente tinha amigos.
Uma vez li uma frase, acho que já citei aqui no blog, ela diz assim:
"Faça da sua ausência o bastante para que alguém sinta sua falta, mas não prolongue-a demais para que esse alguém não aprenda a viver sem ti. "

E assim a vida continua...
Um dia sempre descobrimos que não éramos tão importante assim na vida de alguém, aí esse alguém também passa a ter pouca importancia pra nós.

13 comentários:

Adao Braga & Kaio Borges disse...

Um longo suspiro! Eu sou um reclamão. Mas, não reclamo de coisas obvias, lógicas. Há momentos em que reclamar nada adianta, nada resolve. Resignar-se com a velha frase: "Deus dá o frio conforme o cobertor", não é minha tendência. E as vezes, dita por certas pessoas, soa mal nos meus ouvidos. É como a pessoa dizer:

- Deus te enviou isto porque você tem condições!

Eu não concordo! As coisas acontecem. As enfermidades surgem. Pegam-nos de surpresa. E a surpresa no seu caso, tem vários caminhos e aspectos.

Você questiona os fatores, os meios, os acontecimentos, os ques, os porques, os como, os quando. E nenhuma resposta acalma seu espirito.

Quantas vezes perguntei. Quantas vezes quis tentar entender. Quantas vezes tentei compreender, encontrar respostas! Muitas. No entanto, nenhuma das vezes fiquei satisfeito. Ainda penso que é frio demais, e ou cobertor de menos, no entanto, eximo Deus, destas fatalidades. Penso que, apesar de ter acontecido, Ele possa nos fortalecer, acompanhar, confortar. Mas, não o culpo!

Sua situação não é simples. A frase que usei esta semana foi esta: De agora em diante, teremos que desconfiar mais, e sempre haverá, o depois. Nunca mais ficaremos tranquilos. Estaremos sempre alertas, vigiando, vigilantes.

Nossas diferenças, e nossas semelhanças nos une novamente.

Familia, religião, filhos, saúde, gosto musical, idéias, etc há muitos elementos semelhantes entre nós.

Quanto os amigos, é de fato assim. Alguns se aproximam. Novas amizades aparecem nestas circunstãncias, outras desaparecem. Eu gostaria de poder estar ai com vocês de forma física e cotidiana... é inacreditável que hoje se diga: Eu gosto de alguém, sem nunca ter convivido, sem nunca ter tocado, conversado de viva voz e de "corpo presente", mas, neste instante, o que posso dizer-te é isto: PÊSAME.

A expressão é normalmente usada em velórios, e é o cumprimento oficial por todos aqueles que mesmo sem conhecer ninguém da família chega e diz: meus pesâmes.

PESAME, tem origem no latim, e significa: SUA DOR PESA TAMBÉM EM MIM. Pesa em mim, e colocamos-nos a seu lado para carregar este fardo.

Nosso Kaio chega amanhã de Salvador. Já teve alta hospitalar e médica.

Estamos juntos amiga! Um cheiro carinhoso.

Iara Alencar disse...

:( iara se entristece. Bebê de Sara doente.

Mami tem diabetes, ela toma 3 agulhadas por dia. Comida controlada, remedios e mais remedios, ela tem 64 anos e podem mandar ela embora a qualquer dia, ela trabalha 12 horas como cozinheira e resiste muito mais coisas que eu resistiria com os meus 30.
Não há cura.
Mas ...se voce tiver um cadinho de dinheiro dá pra fazer muita coisa. Ex: a agulhada, vc troca por uma caneta e a agulha é muiiito pequenina. Mas se voce nao tem dinheiro, voce usa seringa do posto de saude, sao enromes e causa manhcas na pele, mami tem varias marcas na pele.

Depois vem o problema de circulação do sangue no corpo, se voce tem dinheiro, voce come bem, de 3 em 3 horas, voce vai a academia, vc pode ir a uma piscina, se nao tem dinheiro, nao pode, nao tem como.
Voce fica com fome, porque nao se come de 3 em 3 horas arroz com feijão e nem se pode ir a piscina.

Iara gosta de Sara, mas nao poder fazer nada por sara.

Murdock disse...

Um garoto do Kung Fu tem essa doença. Tem que andar com aquele aparelho e está sempre controlando a glicose mas não deixa de treinar a não ser por outros motivos. Não vou dizer que ele é igual aos outros mas não digo também que a diabetes o atrapalha mais do que minhas dores no joelho.

Antonio Ximenes disse...

Sarah.

Li e fiquei comovido.

Não sinto PENA... pois esse tipo de sentimento é limitante... ofensivo... mesmo que involuntário.

Fico comovido... porém, lançando para ti toda a energia positiva que posso mandar através de minhas palavras.

Eu sei que você e seu filho vão tirar isso de letra.

Vocês irão vencer esse obstáculo.

Vai chegar um momento que isto que está acontecendo será APENAS um detalhe.

O ser humano é o animal mais adaptável do universo.

Nos adaptamos a qualquer clima;
Nos adaptamos a qualquer situação;
Nos adaptamos a qualquer coisa.

Tenho certeza que teu filho herdou tua força... e andará... correrá e curtirá esse milagre glorioso que o de estar vivo.

Um grande e forte abraço.

Felicidade e Energia Positiva - ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Luma Rosa disse...

Sarah, meu filho é diabético desde os 5 anos e garanto que o pior já passou! Uma criança consciente e pais compreensivos são fundamentais. Lógico que a dependência de insulina causa uma certa insegurança. Meu filho usa um aparelho na cintura que faz todo o trabalho do pâncreas.
Acredito que a doença mesmo sendo hereditária, é desencadeada por fatores emocionais, assim, se ele é sensível e passou ou presenciou algum transtorno, a doença adiantou o aparecimento.
Não sei como são os seus amigos, mas as vezes as pessoas se afastam para não serem demais, entende?
Paciência!! Se eu puder ajudar em algo, é só falar. Beijus

Unknown disse...

Sarah, primeiro quero dizer que fiquei muito feliz de vc ter voltado a escrever no seu blog, não deixa de ser uma forma de desabafar.
Sempre soube que desde do inicio vc estava se sentindo só, mas como falei ontem no orkut, achei que estava sendo demais, perguntando demais, ligando demais. Desculpe se pensei errado, mas vc e sua familia fazem parte da minha vida passada, presente e futura. E fazem parte das minhas orações e da Ana Clara. Sabe quando eu reaprendi a conversar com Deus, quando passei por todos os problemas que vc sabe melhor do que ninguém. E isso se tornou um hábito diário um bate papo entre amigos. Vc sabe que o criei uma certa limitação para lidar com doenças, sejam elas de qualquer tipo e principalmente se afetam pessoas que amamos. Precisei de muita força para poder estar ao seu lado no inicio, mas sempre achando vc muito distante, achei que vc qwueria viver esse momento com sua familia, para depois poder se voltar para outras coisas.
Sei que o que esta escrito ai não seve para mim, mas fico triste de não saber disso tudo por vc pessoalmente. EU VERDEIRAMENTE AMO VOCES e ainda vamos ter muitos momentos bons pela frente.
Beijos!!!!!!!!!!

JFC Silva disse...

A postagem coletiva deste mês é sobre a fusão da religião com o empreendedorismo.
Será que a fé vale o preço que os fiéis pagam?
A postagem coletiva será realizada entre os dias 11 e 14 de setembro.

Qualquer dúvida, veja no meu blog.
Um abração...

JP Rocha disse...

"...temos que tirar bom proveito de tudo"
"Todo ensinamento é válido, se aceito de bom grando. É necessário termos fé.
Isso sei que você prima, tem de sobra."
"Eu sei(ironia minha dizer, )IMAGINO, QUE é muito difícil o que estas a passar, mas acredito fielmente que TUDO PASSA."
Te dou toda força e positividade que posso passar pelo computador e pela mente.
Vc e um ser especial, com uma alma boa, sua família é maravilhosa, sua vida tem tudo pra dar certo, tudo com seus altos e baixos, como qualquer outra, mais tudo é questão de superação, e vc,tenho plena certeza, vai superar, todo e qualquer obstáculo que possa aparecer.!. Acredite!
Força

Lugirão disse...

Como mãe senti um aperto... imagino como deve ser difícil a adaptação do seu filho e de toda a família, a rotina vai ser toda mudada. Mas o pior já passou...

A medida que ele for crescendo e aprendendo a dominar a situação vai ficando mais fácil, quase normal.

Tenho um filho alérgico a camarão que por duas vezes quase morreu...ele pode comer um salgadinho numa festa e se não for socorrido a tempo ...

Com o tempo tudo se encaixa, e ele vai fazer quase tudo.

Luma Rosa disse...

Amore, manda notícias! Queria saber como estão! Beijus

Sarah Rubia Nunes disse...

Amigos,
Obrigado pela força, estamos bem, o Igor já voltou ao Jiujitsu, está com as medidas de glicose otimas, mas ainda estamos nos adaptando.


Beijinhos

alfacinha disse...

cada crise tem uma solução,Ainda bem
cumprimentos

thinker disse...

Sempre passava aqui, lendo algumas coisas, gosto de como você escreve, foi procurando uma imagem do yin yang que encontrei seu blog, a partir daquele momento passei a lê-lo com freqüência, mas nunca cheguei a comentar.
Agora depois de um bom tempo sem vir aqui, eu lembrei que costumava a ler um blog, mas não me recordava qual nome era, como fiz? Lá foi eu colocar yin yang no google para achar. Consegui, e vejo que você também já faz um bom tempo que não escreve por aqui.

Essa última postagem sobre seu filho, me fez refletir um monte de coisas, que gostaria de passar a ti.

Não tenho glicose, mas também possuo problemas, acho que todos nessa vida possuem, mas o importante em relação a isso é sempre levantar e ir a luta, baixar sim a cabeça de vez em quando, pos ninguém é de ferro, mas não deixar que isso seja freqüente na sua vida, seu filho ainda te dará muitos orgulhos e felicidades nessa vida, e daqui um tempo vocês já estarão tão habitados que os procedimentos referente ao tratamento, serão comum em suas vidas.

Ah... já ia me esquecendo... prazer Rodrigo 

Bjs e continue sempre feliz.