quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da consciência Negra



CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
"Art. 5.º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção
filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação,
independentemente de censura ou licença;
XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e
das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;
XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte,
quando necessário ao exercício profissional;"


Mais uma lei de cota entra em vigor, agora para cargos comissionados.
As vezes me pergunto, o que tem mais valor o intelecto ou a cor da pele?
Sou mestiça, nem branca nem negra, mas se hoje eu me inscrevesse num vestibular, jamais me valeria de cotas, me declararia branca.

-Oi, como você chegou até aqui?
-Eu sou afro-descendente.
-Como assim? você não estava entre as melhores notas?
-Não no geral, mas entre as melhores notas afro-descendentes?
-Então eu sei mais que você?
-Olha o preconceito!!! Eu sou afro-descendente....

Sou a favor dos programas sociais, sou a favor de que se faça cumprir o artigo 5° da constituição, mas pessoalmente acho cotas a maior forma de preconceito que existe.
Será que um afro-descendente não é capaz por si mesmo? Sem levar em consideração suas origens?
Se tem uma coisa que eu admirei no novo presidente da grande potencia mundial em queda, foi isso.
Ele provou que um negro pode, pode ser, pode fazer, pode ser igual, desde que se sinta igual.

Que existam cotas, e bem maiores a 20%, já que o Brasil é mestiço, nos veículos de informação, onde as opiniões são formadas. Quantos apresentadores de televisão negros vocês conhecem? A nível nacional? Quantos negros tem em cada novela no ar atualmente? Tem revistas que não tem publicado a foto de um único negro, mesmo que seja de fundo, as dicas para cabelos são somente para alisa-los. Admiro a Paula Lima com seu penteado exótico, qual o problema com o cabelo pichaim? (o meu é mais pra lá do que pra cá, salão toda semana cansa) a sociedade cobra isso, se vou a uma festa com os meus cabelos in natura, logo alguém vai perguntar "Nossa, o que houve com você? está desgostosa da vida? seu cabeleireiro tem família pra sustentar.". Essa ultima frase é a mais sem graça de se ouvir.

Está todo mundo numa roda doida, é o negro que quer ser tratado com igualdade mas aceita o programa de cotas, é o negro que tem orgulho de ser negro, mas faz chapinha todo fim de semana, mete formol na cabeça e pinta o cabelo de castanho claro. E o branco que vive com medo de empatar no vestibular com um negro, ou mesmo numa entrevista de emprego.

Sabem que já tomei uma porrada na cara na rua, só porque conversava e ria com uns amigos e passou uma negra na hora, que eu nem tinha visto e achou que eu tinha rido dela, usou exatamente essas palavras:
-Vou te ensinar a não rir de preto!!!!
Ela disse, e por mais que todos dissessem ao contrario, éramos um grupo de "brancos", e ela uma afro-descendente ofendida, foi melhor deixar pra lá, antes que recebesse um belo processo de racismo.

Quando olho um semelhante, não estou nem aí pra sua cor, mas presto muita atenção no seu carater, isso não tem cor nem raça, existem apenas pequenos detalhes que variam de uma cultura pra outra. Carater, inteligência, simpatia, capacidade de interagir com o outro e aceitação, isso nos tornam iguais perante a lei.

Não é pra aceitar o preconceito, eu fui vitima de preconceito por ter a pele mais clara e estar rindo e feliz e não podia fazer nada.
Meus queridos irmãos de raça( meus avôs eram negros) não usem isso pra obter vantagens, vamos começar a nos sentir iguais, só assim seremos tratados como iguais.
Sou afro-descendente e me orgulho disso.
Se orgulhe também.

"Não podemos escolher nossos traços fisicos, apenas aceita-los,
Mas podemos escolher os traços de nossa personalidade.
Não podemos escolher nossa ascendencia, mas podemos escolher
as lições de vida que deixaremos para os nossos descendendes."

Sou contra qualquer lei que diferencie o ser humano um do outro por fatores externos, salvo deficiencia fisica e mental.
Que se faça cumprir a constituição e os direitos humanos universal.


Grifado acima os direitos reservados a mim pela constituição. E o seu também.


1 comentários:

Marcelo Henrique Marques de Souza disse...

Como já me posicionei, acho que somos completamente diferentes entre si, sim. A diferença é o estatuto do ser humano e que bom que seja assim.

Acho, ainda, que a inteligência, o caráter e a simpatia não são "o que nos une", mas "o que nos une ou afasta". Acho que existem sim pessoas mais inteligentes que outras, pessoas mais bom caráter que outras.. E isso constrói simpatias e afinidades, assim como vontade de não estar perto de A ou B. Continuo achando que "afro-descendente" é que nem chapinha: simulacro pra não ser chamado de negra, que é, entretanto, o que a pessoa é.

Não acho os negros mais preconceituosos que os brancos, como a maioria. Acho que há babacas nas duas cores. Negros que se acham os tais e brancos que se acham os tais. A babaquice, assim como a possibilidade de superá-la, é universal.

Quanto às cotas, eu não sou de todo contra. Porque de fato o país formou um ensino superior necessário às pessoas, sem incluir os negros no processo. Entretanto, acho que deveria ser um paliativo para ser ministrado junto com melhorias urgentes no ensino público fundamental e médio. E não é isso que ocorre. O governo Lulinha paz e amor está terminando de transformar a educação do país em mera formação de mão-de-obra. Cursinhos técnicos, que não representam nenhuma melhoria qualitativa para os alunos, muito menos para os pobres. Isso acaba agindo como manutenção da lógica escravista, que forma negros e nordestinos como serviçais dos brancos safados.

Direitos e deveres iguais para todos. Mas com a compreensão de que só há respeito na diferença. Dizer que um negro é negro e que um branco é branco é tratar as pessoas de forma diferente. Absurdo é aderir a signos brancos para negar o que se é. E que bom que somos diferentes. Detestaria ser igual ao negro mais idiota e ao branco mais escroto. Prefiro seguir as boas idéias, venham elas de que cor vierem.

Beijos