terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Até que um dia você percebe que mudou...


Já aconteceu com vocês de defenderem o conceito sobre algo a vida inteira, e um dia você se ouve falando e descobre que mudou sua opinião sobre o assunto? É como se outra pessoa estivesse falando.
Na primeira aula do ano, ainda estava meio atordoada, meio preguiçosa, computadores ligados e cadê as apostilas? Eu mesmo as fiz, mandei para encadernação e jurava que havia pego e deixado na minha mesa, abre gaveta, abre armario, nada de apostilas, o negocio foi improvisar.
Aula de slides(BrOffice Impress) com desenvolvimento de texto livre sobre alguns assuntos relacionados a qualidade de vida, ensinar informatica e promover o desenvolvimento social não é facil, até porque, quando você aborda um assunto você tem que saber do que está falando e calcular as possibilidades do rumo que a aula pode tomar.
Eu havia escolhido cuidadosamente os topicos, mas cadê as apostilas?
Coloquei alguns outros topicos no quadro e a aula correu bem, quer dizer até chegar ao assunto EMOÇÃO, aí la foram as perguntas, qual a diferença entre emoção e sentimento? Raiva é emoção ou sentimento? E desprezo? E piedade?
Até que ouvi, e a paixão? Qual a sua opinião sobre o amor entre um homem e uma mulher?
-Eu não acredito no AMOR!!!
"Que merda que eu falei!", foi o que pensei no mesmo instante, de repente estava estatica, sem saber o que falar, foi um racicinio novo pra mim, pensei corriqueiramente, queria adormecer abraçada a alguém (detesto dividir a cama), queria ser acordada carinhosamente (destesto que me acordem seja lá qual for o motivo), passou um filme de desejos amorosos.
Nesse meio tempo ja ouvia um turbilhão de perguntas.
Pior do que perguntas sem respostas, são respostas das quais você não tem certeza ou ser obrigado a ter uma resposta.
Os alunos??? Homens de meia idade.
Encerrei o assunto com a mediocre resposta:
- A paixão é carnal, é possessiva, uma pessoa deseja possuir outra, Já o amor você quer dividir a vida, quer compartilhar todos os momentos bons ou maus, o AMOR é sereno.
Hoje tem aula com a mesma turma, que pelo que conheço deles, não ficaram satisfeitos e entrarão de novo no assunto, e Eu ainda não sei ao certo o que penso sobre o amor, e como faz parte do programa o estimulo a leitura, fui até a biblioteca, separei uns livros sobre o assunto e cada um que leia grandes pensadores e forme sua opinião, meu trabalho é estimula-los e não reprograma-los e já estou levando as imagens  para finalização dos slides, pra ninguém ter tempo livre para perguntas (geralmente pesquisamos imagens no google, e sempre tem um mais vagaroso).
E a leitura? Vai fazer parte da prova de editor de texto, criação livre sobre o assunto com titulo, cabeçalho, rodapé, marcadores, colunas e aquelas coisas todas que são um pé no saco pra quem ta começando.


Ainda latejam em meus pensamentos:
  • Será que hoje eu desejo um grande amor?
  • Será que hoje estou pronta para ser amada?
  • Será que sei amar?
Gosto muito da propagando do canal Futura: "Não são as respostas que movem o mundo e sim as perguntas!"
E que meus patrocinadores nunca leiam  este texto.

4 comentários:

Adao Braga disse...

Quer complicar?

- Não envolva CRENÇAS com sentimentos e emoções!

Não acreditar no amor, não é o mesmo de o amor não existir.

Não acreditar no amor significa algo relativo a relacionamentos ou é algo intimo?

Nicole disse...

Que bom que você voltou. Como estão as coisas por aí ??

IARA ALENCAR disse...

Odeio dividir minha cama: será que vou arrumar um alguem??

Bem, eu mudo toda hora, tem vez que eu acredito do amor eterno, tem vez que eu acredito no momento, tem vez que simplemente nao acredito em nada.

Nao adianta nada perguntar sem nunca ter as respostas.

Aiiiii eu odeio mexer com editor de textos, se eu te falar que eu nao sei fazer nem uma mala direta, voce acredita?

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus! O mundo não vai cair em sua cabeça! Vc encontra´ra a resposta à essas perguntas na hora certa.
Não sabia que estava acompanhando o dia-a-dia de um professor [isso sempre foi meu desejo mais íntimo]...
Meus grandes abraços!
Fique com Deus!

PS: seus alunos certamente ficaram com a pulga atrás da orelha, mas eles acabarão por ponderar sobre o amor em suas próprias vidas, e certamente prceberão que vc fez o mesmo.

Beeijos ♥